O USO DA TECNOLOGIA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: EXPERIÊNCIAS DE DOCENTES EM OIAPOQUE/AP.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126594 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4013 "inscrito_id" => 3180 "titulo" => "O USO DA TECNOLOGIA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: EXPERIÊNCIAS DE DOCENTES EM OIAPOQUE/AP." "resumo" => "A educação vem passando por constantes transições ao longo dos anos, resultado dos avanços tecnológicos. Na realidade vigente, o uso dessas tecnologias, especificamente nas aulas de Língua Portuguesa, mostrou-se uma ferramenta auspiciosa no processo de aprendizagem, tal como afirma Moran et al (2000): "A tecnologia apresenta-se como meio para colaborar no processo de aprendizagem”, visto que, o uso das tecnologias digitais em sala de aula trouxe uma considerável mudança na rotina educacional por toda parte do mundo. Diante disto, este artigo tem como objetivo discutir a inserção das novas tecnologias digitais no âmbito escolar especificamente nas aulas de Língua Portuguesa, sua influência relevante durante e após a pandemia causada pelo vírus Covid-19, bem como o papel do docente nesse processo de aprendizado da era contemporânea. A presente pesquisa tem como metodologia a pesquisa de campo associada aos estudos bibliográficos de estudiosos tais como Libâneo (2006) e Moran (2000), que foram elaborados com a finalidade de compreender conhecimentos sobre a inserção das tecnologias na educação, bem como, a necessidade da formação de professores diante das exigências postas pelas novas realidades no campo da educação. Para este artigo, buscamos identificar algumas das principais ferramentas tecnológicas utilizadas pelos docente de língua portuguesa na cidade de Oiapoque/AP e analisar como a tecnologia pode ser utilizada de forma benéfica, otimizando as atividades em sala e investigando a relação entre o uso da tecnologia e o docente sobretudo como mediador do processo de aprendizagem, a fim de evidenciar possíveis mudanças significativas no processo de aprendizagem através do uso das novas tecnologias nas aulas de língua portuguesa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3180_TB4013_30102025204152.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETÍCIA LOUISE TAVARES SILVA" "autor_nome_curto" => "LETÍCIA" "autor_email" => "leticialouise4@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126594 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4013 "inscrito_id" => 3180 "titulo" => "O USO DA TECNOLOGIA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: EXPERIÊNCIAS DE DOCENTES EM OIAPOQUE/AP." "resumo" => "A educação vem passando por constantes transições ao longo dos anos, resultado dos avanços tecnológicos. Na realidade vigente, o uso dessas tecnologias, especificamente nas aulas de Língua Portuguesa, mostrou-se uma ferramenta auspiciosa no processo de aprendizagem, tal como afirma Moran et al (2000): "A tecnologia apresenta-se como meio para colaborar no processo de aprendizagem”, visto que, o uso das tecnologias digitais em sala de aula trouxe uma considerável mudança na rotina educacional por toda parte do mundo. Diante disto, este artigo tem como objetivo discutir a inserção das novas tecnologias digitais no âmbito escolar especificamente nas aulas de Língua Portuguesa, sua influência relevante durante e após a pandemia causada pelo vírus Covid-19, bem como o papel do docente nesse processo de aprendizado da era contemporânea. A presente pesquisa tem como metodologia a pesquisa de campo associada aos estudos bibliográficos de estudiosos tais como Libâneo (2006) e Moran (2000), que foram elaborados com a finalidade de compreender conhecimentos sobre a inserção das tecnologias na educação, bem como, a necessidade da formação de professores diante das exigências postas pelas novas realidades no campo da educação. Para este artigo, buscamos identificar algumas das principais ferramentas tecnológicas utilizadas pelos docente de língua portuguesa na cidade de Oiapoque/AP e analisar como a tecnologia pode ser utilizada de forma benéfica, otimizando as atividades em sala e investigando a relação entre o uso da tecnologia e o docente sobretudo como mediador do processo de aprendizagem, a fim de evidenciar possíveis mudanças significativas no processo de aprendizagem através do uso das novas tecnologias nas aulas de língua portuguesa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3180_TB4013_30102025204152.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETÍCIA LOUISE TAVARES SILVA" "autor_nome_curto" => "LETÍCIA" "autor_email" => "leticialouise4@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }