OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTAS PARA POTENCIALIZAR OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127534 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6089 "inscrito_id" => 14888 "titulo" => "OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTAS PARA POTENCIALIZAR OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM" "resumo" => "As tecnologias digitais tem cada vez mais se inserido na educação como ferramentas para apoiar os processos de ensino, seu uso pode aumentar o engajamento dos alunos de forma mais dinâmica e interessante.Nesse contexto, destaca-se o uso dos Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) como recursos disponibilizados na web que possibilita a aprendizagem em um determinado conteúdo, sendo possível sua reutilização em diferentes contextos e ambientes, possibilitando um melhor engajamento e fixação do conteúdo por parte do aluno. Este trabalho tem como objetivo geral apresentar os Objetos Digitais de Aprendizagem como ferramentas para potencializar os processos de ensino e aprendizagem. Quanto a metodologia trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo revisão bibliografica, baseada em pesquisas em períodicos, com destaque para autores como Rebouças, Maia, Scaico (2021); Coradini (2012); Cordenonsi Et. al. (2010); entre outros. Ao longo do texto a pesquisa descreve as caracteristicas dos Objetos Digitais de Aprendizagem, identificando trabalhos em que estes foram utilizados no processo de ensino e aprendizagem e os principais repositórios que o professor pode encontrá-los. Como principais resultados destaca-se nas pesquisas encontradas que os ODA potencializam o ensino e a aprendizagem, possibilitando o seu uso em diferentes componentes curriculares e contextos. Quanto aos repositorios indentificou-se que muitos estão desatualizados ou inativos, mas os disponíveis se bem explorados podem auxiliar o professor na busca por ODA mais adequados aos seus objetivos de ensino." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14888_TB6089_30102025071646.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTOR ALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "VICTOR ALVES" "autor_email" => "vas19@discente.ifpe.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127534 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6089 "inscrito_id" => 14888 "titulo" => "OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTAS PARA POTENCIALIZAR OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM" "resumo" => "As tecnologias digitais tem cada vez mais se inserido na educação como ferramentas para apoiar os processos de ensino, seu uso pode aumentar o engajamento dos alunos de forma mais dinâmica e interessante.Nesse contexto, destaca-se o uso dos Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) como recursos disponibilizados na web que possibilita a aprendizagem em um determinado conteúdo, sendo possível sua reutilização em diferentes contextos e ambientes, possibilitando um melhor engajamento e fixação do conteúdo por parte do aluno. Este trabalho tem como objetivo geral apresentar os Objetos Digitais de Aprendizagem como ferramentas para potencializar os processos de ensino e aprendizagem. Quanto a metodologia trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo revisão bibliografica, baseada em pesquisas em períodicos, com destaque para autores como Rebouças, Maia, Scaico (2021); Coradini (2012); Cordenonsi Et. al. (2010); entre outros. Ao longo do texto a pesquisa descreve as caracteristicas dos Objetos Digitais de Aprendizagem, identificando trabalhos em que estes foram utilizados no processo de ensino e aprendizagem e os principais repositórios que o professor pode encontrá-los. Como principais resultados destaca-se nas pesquisas encontradas que os ODA potencializam o ensino e a aprendizagem, possibilitando o seu uso em diferentes componentes curriculares e contextos. Quanto aos repositorios indentificou-se que muitos estão desatualizados ou inativos, mas os disponíveis se bem explorados podem auxiliar o professor na busca por ODA mais adequados aos seus objetivos de ensino." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14888_TB6089_30102025071646.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTOR ALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "VICTOR ALVES" "autor_email" => "vas19@discente.ifpe.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }