Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTAS PARA POTENCIALIZAR OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127534
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6089
    "inscrito_id" => 14888
    "titulo" => "OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTAS PARA POTENCIALIZAR OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "As tecnologias digitais tem cada vez mais se inserido na educação como ferramentas para apoiar os processos de ensino, seu uso pode aumentar o engajamento dos alunos de forma mais dinâmica e interessante.Nesse contexto, destaca-se o uso dos Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) como recursos disponibilizados na web que possibilita a aprendizagem em um determinado conteúdo, sendo possível sua reutilização em diferentes contextos e ambientes, possibilitando um melhor engajamento e fixação do conteúdo por parte do aluno. Este trabalho tem como objetivo geral apresentar os Objetos Digitais de Aprendizagem como ferramentas para potencializar os processos de ensino e aprendizagem. Quanto a metodologia trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo revisão bibliografica, baseada em pesquisas em períodicos, com destaque para autores como Rebouças, Maia, Scaico (2021); Coradini (2012); Cordenonsi Et. al. (2010); entre outros. Ao longo do texto a pesquisa descreve as caracteristicas dos Objetos Digitais de Aprendizagem, identificando trabalhos em que estes foram utilizados no processo de ensino e aprendizagem e os principais repositórios que o professor pode encontrá-los. Como principais resultados destaca-se nas pesquisas encontradas que os ODA potencializam o ensino e a aprendizagem, possibilitando o seu uso em diferentes componentes curriculares e contextos. Quanto aos repositorios indentificou-se que muitos estão desatualizados ou inativos, mas os disponíveis se bem explorados podem auxiliar o professor na busca por ODA mais adequados aos seus objetivos de ensino."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14888_TB6089_30102025071646.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VICTOR ALVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VICTOR ALVES"
    "autor_email" => "vas19@discente.ifpe.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127534
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6089
    "inscrito_id" => 14888
    "titulo" => "OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTAS PARA POTENCIALIZAR OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "As tecnologias digitais tem cada vez mais se inserido na educação como ferramentas para apoiar os processos de ensino, seu uso pode aumentar o engajamento dos alunos de forma mais dinâmica e interessante.Nesse contexto, destaca-se o uso dos Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) como recursos disponibilizados na web que possibilita a aprendizagem em um determinado conteúdo, sendo possível sua reutilização em diferentes contextos e ambientes, possibilitando um melhor engajamento e fixação do conteúdo por parte do aluno. Este trabalho tem como objetivo geral apresentar os Objetos Digitais de Aprendizagem como ferramentas para potencializar os processos de ensino e aprendizagem. Quanto a metodologia trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo revisão bibliografica, baseada em pesquisas em períodicos, com destaque para autores como Rebouças, Maia, Scaico (2021); Coradini (2012); Cordenonsi Et. al. (2010); entre outros. Ao longo do texto a pesquisa descreve as caracteristicas dos Objetos Digitais de Aprendizagem, identificando trabalhos em que estes foram utilizados no processo de ensino e aprendizagem e os principais repositórios que o professor pode encontrá-los. Como principais resultados destaca-se nas pesquisas encontradas que os ODA potencializam o ensino e a aprendizagem, possibilitando o seu uso em diferentes componentes curriculares e contextos. Quanto aos repositorios indentificou-se que muitos estão desatualizados ou inativos, mas os disponíveis se bem explorados podem auxiliar o professor na busca por ODA mais adequados aos seus objetivos de ensino."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14888_TB6089_30102025071646.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VICTOR ALVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VICTOR ALVES"
    "autor_email" => "vas19@discente.ifpe.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As tecnologias digitais tem cada vez mais se inserido na educação como ferramentas para apoiar os processos de ensino, seu uso pode aumentar o engajamento dos alunos de forma mais dinâmica e interessante.Nesse contexto, destaca-se o uso dos Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) como recursos disponibilizados na web que possibilita a aprendizagem em um determinado conteúdo, sendo possível sua reutilização em diferentes contextos e ambientes, possibilitando um melhor engajamento e fixação do conteúdo por parte do aluno. Este trabalho tem como objetivo geral apresentar os Objetos Digitais de Aprendizagem como ferramentas para potencializar os processos de ensino e aprendizagem. Quanto a metodologia trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo revisão bibliografica, baseada em pesquisas em períodicos, com destaque para autores como Rebouças, Maia, Scaico (2021); Coradini (2012); Cordenonsi Et. al. (2010); entre outros. Ao longo do texto a pesquisa descreve as caracteristicas dos Objetos Digitais de Aprendizagem, identificando trabalhos em que estes foram utilizados no processo de ensino e aprendizagem e os principais repositórios que o professor pode encontrá-los. Como principais resultados destaca-se nas pesquisas encontradas que os ODA potencializam o ensino e a aprendizagem, possibilitando o seu uso em diferentes componentes curriculares e contextos. Quanto aos repositorios indentificou-se que muitos estão desatualizados ou inativos, mas os disponíveis se bem explorados podem auxiliar o professor na busca por ODA mais adequados aos seus objetivos de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.