Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERCEPÇÕES DISCENTES SOBRE A IA NO ENSINO DE QUÍMICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo, que é um recorte do projeto do PIBIC, investiga as percepções dos discentes sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) no ensino da Química, com foco nas possibilidades que essa tecnologia oferece no processo de aprendizagem. A pesquisa explora a utilização de ferramentas de IA, como assistentes virtuais, simuladores de reações químicas e plataformas adaptativas. A metodologia adotada é qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas e questionários aplicados a estudantes do ensino médio e superior que utilizam essas ferramentas em suas aulas de Química. Para análise dos dados, será aplicada a Análise do Conteúdo (Bardin, 2011), permitindo uma interpretação detalhada das percepções dos alunos em relação aos benefícios e as potencialidades da utilização da inteligência artificial no contexto educacional. Os resultados indicam que a maioria dos estudantes percebe a IA como uma ferramenta positiva, com potencial para aumentar a motivação, facilitar a compreensão de conceitos complexos e personalizar o aprendizado. A resistência ao uso dessa tecnologia mostrou-se mínima; pelo contrário, os estudantes relataram entusiasmo e maior engajamento nas atividades. Este estudo pretende oferecer contribuições para a reflexão sobre o uso da IA no ensino de Ciências, sugerindo estratégias para otimizar a implementação dessas tecnologias de forma a alinhar-se às necessidades e expectativas dos discentes.

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