EDGAR MORIN E A RECEPÇÃO DA LAUDATO SI’: UMA LEITURA INTERPRETATIVA EM OS SETE SABERES.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126675 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4218 "inscrito_id" => 11634 "titulo" => "EDGAR MORIN E A RECEPÇÃO DA LAUDATO SI’: UMA LEITURA INTERPRETATIVA EM OS SETE SABERES." "resumo" => "No Campo da Ciências da Religião, a chave de leitura da recepção constitui uma via interpretativa para compreender como a Teologia se relaciona com outros saberes. Essa compreensão da recepção encontra inspiração metodológica e expressão exemplar na edição temática “Vaticano II, 50 anos + 10, o caminho da recepção” (2022), da revista Paralellus, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião (PPGCR) da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), ao possibilitar a religação dos saberes por meio da recepção do Concílio Ecumênico Vaticano II (1962–1965). Na esteira da recepção, esta investigação busca redescobrir os caminhos da leitura formulada pelo educador francês Edgar Morin (1921) da carta encíclica Laudato Si’ (2015), do Papa argentino Francisco (1936). Essa leitura de Edgar Morin articula sua Teoria da Complexidade, delineada em sua obra comissionada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU), Os sete saberes necessários à educação do futuro (1999), com o ensinamento social da Igreja destacado na Laudato Si’, sob a chave hermenêutica da recepção. Ergo, esta investigação inscreve-se no âmbito do Grupo de Trabalho (GT 16), Ensino de Ciências, que se propõe a problematizar as abordagens teórico-metodológicas no ensino dos conceitos científicos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11634_TB4218_17102025103825.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAYTON ALVES DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "CLAYTON" "autor_email" => "pe.claytonalves@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126675 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4218 "inscrito_id" => 11634 "titulo" => "EDGAR MORIN E A RECEPÇÃO DA LAUDATO SI’: UMA LEITURA INTERPRETATIVA EM OS SETE SABERES." "resumo" => "No Campo da Ciências da Religião, a chave de leitura da recepção constitui uma via interpretativa para compreender como a Teologia se relaciona com outros saberes. Essa compreensão da recepção encontra inspiração metodológica e expressão exemplar na edição temática “Vaticano II, 50 anos + 10, o caminho da recepção” (2022), da revista Paralellus, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião (PPGCR) da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), ao possibilitar a religação dos saberes por meio da recepção do Concílio Ecumênico Vaticano II (1962–1965). Na esteira da recepção, esta investigação busca redescobrir os caminhos da leitura formulada pelo educador francês Edgar Morin (1921) da carta encíclica Laudato Si’ (2015), do Papa argentino Francisco (1936). Essa leitura de Edgar Morin articula sua Teoria da Complexidade, delineada em sua obra comissionada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU), Os sete saberes necessários à educação do futuro (1999), com o ensinamento social da Igreja destacado na Laudato Si’, sob a chave hermenêutica da recepção. Ergo, esta investigação inscreve-se no âmbito do Grupo de Trabalho (GT 16), Ensino de Ciências, que se propõe a problematizar as abordagens teórico-metodológicas no ensino dos conceitos científicos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11634_TB4218_17102025103825.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAYTON ALVES DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "CLAYTON" "autor_email" => "pe.claytonalves@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }