Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COMO ABORDAR A BIODIVERSIDADE E OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS EM SALA DE AULA? UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A biodiversidade está em declínio. Segundo o relatório do Fundo Mundial para a Natureza, 69% dos animais vertebrados desapareceram nos últimos 50 anos, e, com a crise climática, mais espécies podem ser extintas. Esse colapso está diretamente ligado a atividades humanas como a urbanização acelerada, o desmatamento e o uso excessivo de pesticidas nas plantações, o que reduz a capacidade dos ecossistemas se adaptarem. Dentre os animais mais afetados estão os insetos, especialmente os vaga-lumes, que estão sumindo não só da natureza, mas também do nosso imaginário. Além de controlar a população de outros invertebrados, eles atuam na polinização, contribuindo para a reprodução de diferentes espécies vegetais. Devido à sua bioluminescência, os vaga-lumes chamam muita atenção para a pesquisa científica, o Cinema, a Literatura, a Música e fazem parte da história diferentes culturas pelo mundo, o que pode ser uma importante estratégia para a conscientização sobre preservação de espécies. A partir desse cenário, o objetivo deste trabalho é propor uma sequência investigativa da perda da biodiversidade, usando os vaga-lumes como estudo de caso. A atividade é voltada para os estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental, onde os objetos do conhecimento “diversidade de ecossistemas” e “fenômenos naturais e impactos ambientais” da Base Nacional Comum Curricular são abordados. Porém, essa atividade é adaptável a outros contextos de ensino-aprendizagem. Os referenciais teóricos que orientam essa atividade são Anna Maria de Pessoa de Carvalho, Lúcia Helena Sasseron, Machado, María Pilar Jiménez-Aleixandre, que discutem o ensino por investigação. Durante a atividade, os estudantes são incentivados a estabelecer conexões entre o conhecimento científico e o cotidiano, identificando ameaças à biodiversidade local a partir de aspectos históricos, socioculturais e econômicos. Essa abordagem não só amplia o entendimento científico, mas também contribui para a formação de cidadãos mais críticos e engajados com as questões ambientais.

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