COMO ABORDAR A BIODIVERSIDADE E OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS EM SALA DE AULA? UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127459 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5927 "inscrito_id" => 14707 "titulo" => "COMO ABORDAR A BIODIVERSIDADE E OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS EM SALA DE AULA? UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA" "resumo" => "A biodiversidade está em declínio. Segundo o relatório do Fundo Mundial para a Natureza, 69% dos animais vertebrados desapareceram nos últimos 50 anos, e, com a crise climática, mais espécies podem ser extintas. Esse colapso está diretamente ligado a atividades humanas como a urbanização acelerada, o desmatamento e o uso excessivo de pesticidas nas plantações, o que reduz a capacidade dos ecossistemas se adaptarem. Dentre os animais mais afetados estão os insetos, especialmente os vaga-lumes, que estão sumindo não só da natureza, mas também do nosso imaginário. Além de controlar a população de outros invertebrados, eles atuam na polinização, contribuindo para a reprodução de diferentes espécies vegetais. Devido à sua bioluminescência, os vaga-lumes chamam muita atenção para a pesquisa científica, o Cinema, a Literatura, a Música e fazem parte da história diferentes culturas pelo mundo, o que pode ser uma importante estratégia para a conscientização sobre preservação de espécies. A partir desse cenário, o objetivo deste trabalho é propor uma sequência investigativa da perda da biodiversidade, usando os vaga-lumes como estudo de caso. A atividade é voltada para os estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental, onde os objetos do conhecimento “diversidade de ecossistemas” e “fenômenos naturais e impactos ambientais” da Base Nacional Comum Curricular são abordados. Porém, essa atividade é adaptável a outros contextos de ensino-aprendizagem. Os referenciais teóricos que orientam essa atividade são Anna Maria de Pessoa de Carvalho, Lúcia Helena Sasseron, Machado, María Pilar Jiménez-Aleixandre, que discutem o ensino por investigação. Durante a atividade, os estudantes são incentivados a estabelecer conexões entre o conhecimento científico e o cotidiano, identificando ameaças à biodiversidade local a partir de aspectos históricos, socioculturais e econômicos. Essa abordagem não só amplia o entendimento científico, mas também contribui para a formação de cidadãos mais críticos e engajados com as questões ambientais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14707_TB5927_28102025170616.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LORRAYNE ISIDORO GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "LORRAYNE" "autor_email" => "lorrayneisidoro@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127459 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5927 "inscrito_id" => 14707 "titulo" => "COMO ABORDAR A BIODIVERSIDADE E OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS EM SALA DE AULA? UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA" "resumo" => "A biodiversidade está em declínio. Segundo o relatório do Fundo Mundial para a Natureza, 69% dos animais vertebrados desapareceram nos últimos 50 anos, e, com a crise climática, mais espécies podem ser extintas. Esse colapso está diretamente ligado a atividades humanas como a urbanização acelerada, o desmatamento e o uso excessivo de pesticidas nas plantações, o que reduz a capacidade dos ecossistemas se adaptarem. Dentre os animais mais afetados estão os insetos, especialmente os vaga-lumes, que estão sumindo não só da natureza, mas também do nosso imaginário. Além de controlar a população de outros invertebrados, eles atuam na polinização, contribuindo para a reprodução de diferentes espécies vegetais. Devido à sua bioluminescência, os vaga-lumes chamam muita atenção para a pesquisa científica, o Cinema, a Literatura, a Música e fazem parte da história diferentes culturas pelo mundo, o que pode ser uma importante estratégia para a conscientização sobre preservação de espécies. A partir desse cenário, o objetivo deste trabalho é propor uma sequência investigativa da perda da biodiversidade, usando os vaga-lumes como estudo de caso. A atividade é voltada para os estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental, onde os objetos do conhecimento “diversidade de ecossistemas” e “fenômenos naturais e impactos ambientais” da Base Nacional Comum Curricular são abordados. Porém, essa atividade é adaptável a outros contextos de ensino-aprendizagem. Os referenciais teóricos que orientam essa atividade são Anna Maria de Pessoa de Carvalho, Lúcia Helena Sasseron, Machado, María Pilar Jiménez-Aleixandre, que discutem o ensino por investigação. Durante a atividade, os estudantes são incentivados a estabelecer conexões entre o conhecimento científico e o cotidiano, identificando ameaças à biodiversidade local a partir de aspectos históricos, socioculturais e econômicos. Essa abordagem não só amplia o entendimento científico, mas também contribui para a formação de cidadãos mais críticos e engajados com as questões ambientais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14707_TB5927_28102025170616.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LORRAYNE ISIDORO GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "LORRAYNE" "autor_email" => "lorrayneisidoro@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }