Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTUDO DO DESMATAMENTO NO MUNICÍPIO DE CODÓ-MA COMO SUBSÍDIO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Nas últimas décadas tem crescido o número de áreas desmatadas no país e isso, em parte, se deve à não observação das Leis 9.795/99, 14.926/2024 entre outras que tratam da educação ambiental e outros aspectos. Cabe destacar, no Artigo 13 daquela lei que a educação ambiental não-formal visa “ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e à sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente”. O objetivo desse trabalho foi analisar a dinâmica do desmatamento no município de Codó MA, no período de 2002 a 2024, como subsídio para as ações em educação ambiental. A metodologia utilizada pautou-se em: a) coleta de dados de desmatamento no site TerraBrasilis; b) recorte, organização e tratamento dos dados nos softwares QGIS e Excel; e, c) produção de bases para educação ambiental. Os dados apontam para cinco anos como os mais críticos em áreas desmatadas (km²), a saber: 2002 (102,89), 2004 (212,32), 2006 (137,23), 2008 (128,01) e 2010 (105,23), sendo que em contraponto os anos de 2016 (15,12) 2020 (21,79) com menores valores de desmatamento. Cabe destacar que no período analisado cerca de 30% do território municipal foi desmatado. As consequências do desmatamento são diversas, como a perda de cobertura vegetal contribuindo para o empobrecimento do solo, tornando-o menos produtivo e mais suscetível à erosão, às secas severas entre outras. Conclui-se a partir dos dados somente no século 21 houve uma perda considerável da biodiversidade sendo necessária a intervenção com politicas públicas especialmente em educação ambiental.

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