Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTRE TRAJETÓRIAS, TELAS E APRENDIZAGENS: O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS EM MOVIMENTO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta uma revisão de literatura que fundamenta uma pesquisa de doutorado em andamento, cujo foco é investigar o uso de aplicativos móveis no ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A investigação tem origem na escuta ativa sobre dificuldades enfrentadas por professores e estudantes diante de um cenário escolar que, muitas vezes, ainda não contempla a diversidade dos estilos de aprendizagem. A utilização cada vez mais comum de dispositivos móveis no cotidiano das crianças provoca reflexões sobre como esses recursos podem ser incorporados ao processo de ensino e aprendizagem de maneira crítica, acessível e significativa. Dialogando com autores como Kenski (2021), Valente (2019) e Borba (2021), a pesquisa reconhece o papel das tecnologias digitais na mediação do conhecimento. Também se considera a abordagem do método Mobile Learning, discutida por Crompton e Burke (2017) e Romanello (2016), que destaca o potencial da aprendizagem em movimento, dentro e fora da sala de aula, e a importância da formação docente nesse processo. Partilhando dessa perspectiva, os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem, desenvolvidos por Rose e Meyer (2002), ressaltam a importância da flexibilização curricular como via para a inclusão. Destacam-se, nesse percurso, as contribuições de Carvalho (2015; 2018), que discute possibilidades metodológicas e critérios pedagógicos para a integração significativa de aplicativos no contexto escolar. A literatura revisada aponta que o uso das tecnologias, por si só, não transforma a prática. É preciso formação docente contínua, intencionalidade pedagógica e sensibilidade para acolher os diferentes ritmos, interesses e trajetórias dos alunos. O desafio é construir caminhos em que a tecnologia esteja a serviço da aprendizagem e não o contrário, respeitando, sobretudo, quem aprende.

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