Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LACUNAS EXISTENTES NO CONTEXTO EDUCACIONAL, EM VIRTUDE DA ESCASSEZ DE POLÍTICAS PÚBLICAS EFICAZES.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A inexistência de políticas públicas educacionais que sejam eficientes e eficazes afetam de forma muito direta e significativa o desenvolvimento das crianças, sobretudo das escolas públicas no Brasil (faço um recorte para o Nordeste- ESTADO BAHIA). Tal ausência impacta tanto a qualidade do processo de escolarização quanto a equidade no desenvolvimento das habilidades e competências sociais, emocionais e cognitivas, refletindo-se em desigualdades sociais e limitações no futuro profissional dos estudantes. Refletir sobre esses aspectos é de extrema relevância, partindo do pressuposto de que obter essa compreensão, é um ponto de partida crucial para a elaboração de projetos e programas que contribuam para a melhoria da educação pública no nosso país. Pensar a falta de políticas públicas educacionais, dentro de um contexto social como a região Nordeste, que está entre as duas regiões do Brasil com o maior índice de crianças em estado de vulnerabilidade social, é refletir que algo precisa ser mudado e com urgência. A inexistência de programas direcionados às escolas públicas, que visem o desenvolvimento dos estudantes, contribuem para a elevação desses índices, ampliando desigualdades, balizando o potencial de desenvolvimento individual e coletivo dos estudantes.Investir em políticas estruturadas e inclusivas é primordial para garantir uma educação de qualidade, que promova a equidade e prepare as crianças para os desafios sociais contemporâneos. A superação desses desafios depende da mobilização social e do compromisso governamental com a educação como ponto de partida.

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