DESAFIOS NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS SURDOS: UM ESTUDO COMPARATIVO EM BARRA DE SANTA ROSA E CUITÉ (PB)
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127403 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5786 "inscrito_id" => 11302 "titulo" => "DESAFIOS NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS SURDOS: UM ESTUDO COMPARATIVO EM BARRA DE SANTA ROSA E CUITÉ (PB)" "resumo" => "Partindo de um contexto histórico da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como elucidado por Leite e Quadros (2014), embasado em estudos importantes como de Quadros (2004), Perlin e Strobel (2006) e Brito (1995). Evidenciamos que mesmo depois de um vasto período, a educação de surdos ainda é pouco conhecida e praticada. A invisibilidade dos alunos surdos perante a sociedade é alarmante, isso é bastante notório quando nos inserimos no contexto educacional. A falta de profissionais na área, a pouca adesão dos governos municipais, a falta de incentivo familiar, tudo isso contribui para a baixa participação dos estudantes surdos no ensino básico. Partindo desta perspectiva e seguindo a metodologia de Faria, Cavalcante e Cavalcanti (2014), realizamos essa pesquisa, desde o levantamento de dados dos alunos surdos estudando em escolas das cidades, até o momento de extensão fundamentada nos princípios da educação popular de Paulo Freire (1996), culminando na apresentação dos resultados obtidos perante a turma da disciplina de Libras da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cuité - PB, como uma prática integrativa de troca de experiências. Diante do contexto apresentado e da necessidade de desenvolver métodos de inclusão dos alunos surdos no ambiente escolar, trouxemos um comparativo da realidade dos dois municípios do Curimataú paraibano." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11302_TB5786_03112025220603.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO VICTOR DOS SANTOS AGOSTINHO" "autor_nome_curto" => "PEDRO" "autor_email" => "pedro.agostinho@estudante.ufcg.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127403 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5786 "inscrito_id" => 11302 "titulo" => "DESAFIOS NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS SURDOS: UM ESTUDO COMPARATIVO EM BARRA DE SANTA ROSA E CUITÉ (PB)" "resumo" => "Partindo de um contexto histórico da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como elucidado por Leite e Quadros (2014), embasado em estudos importantes como de Quadros (2004), Perlin e Strobel (2006) e Brito (1995). Evidenciamos que mesmo depois de um vasto período, a educação de surdos ainda é pouco conhecida e praticada. A invisibilidade dos alunos surdos perante a sociedade é alarmante, isso é bastante notório quando nos inserimos no contexto educacional. A falta de profissionais na área, a pouca adesão dos governos municipais, a falta de incentivo familiar, tudo isso contribui para a baixa participação dos estudantes surdos no ensino básico. Partindo desta perspectiva e seguindo a metodologia de Faria, Cavalcante e Cavalcanti (2014), realizamos essa pesquisa, desde o levantamento de dados dos alunos surdos estudando em escolas das cidades, até o momento de extensão fundamentada nos princípios da educação popular de Paulo Freire (1996), culminando na apresentação dos resultados obtidos perante a turma da disciplina de Libras da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cuité - PB, como uma prática integrativa de troca de experiências. Diante do contexto apresentado e da necessidade de desenvolver métodos de inclusão dos alunos surdos no ambiente escolar, trouxemos um comparativo da realidade dos dois municípios do Curimataú paraibano." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11302_TB5786_03112025220603.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO VICTOR DOS SANTOS AGOSTINHO" "autor_nome_curto" => "PEDRO" "autor_email" => "pedro.agostinho@estudante.ufcg.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }