Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE METALOGRÁFICA NO ENSINO TÉCNICO E PROFISSIONAL DA MECÂNICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125343
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1163
    "inscrito_id" => 3104
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE METALOGRÁFICA NO ENSINO TÉCNICO E PROFISSIONAL DA MECÂNICA"
    "resumo" => "O presente estudo investigou o uso da análise metalográfica na mecânica e seu impacto no ensino técnico. O objetivo foi discutir a importância dessa disciplina na formação profissional, uma vez que o conhecimento sobre microestrutura dos metais é essencial para processos industriais, controle de qualidade e desenvolvimento de novos materiais. A metalografia é amplamente utilizada para detectar falhas estruturais, assegurar a qualidade dos componentes e contribuir para o aprimoramento de processos e novas ligas metálicas. No entanto, a implementação dessa técnica no ensino técnico exige infraestrutura laboratorial específica para ensaios metalográficos, o que pode representar um desafio para algumas instituições. Para tanto, foram analisadas micrografias de amostras preparadas seguindo as técnicas metalográficas, observando as mudanças na estrutura dos grãos e na morfologia do material. Além disso, buscou-se compreender o impacto dessas transformações microestruturais na melhoria de processos produtivos. Realizou-se, assim, um relato de experiência, fundamentado na vivência pessoal na disciplina de Metalografia do Curso Técnico em Mecânica do IFRN – Campus Mossoró, descrevendo as práticas laboratoriais observadas, as técnicas aplicadas e sua relação com os processos industriais. Entre as práticas desenvolvidas, destacam-se as técnicas de preparação de amostras, ataque químico e observação microestrutural em microscópio óptico. A experiência foi analisada sob uma abordagem qualitativa, buscando compreender a relação entre o ensino da metalografia e sua aplicação na indústria. Diante disso, espera-se que a análise metalográfica possibilite uma associação direta entre teoria e prática, contribuindo para a formação de profissionais mais qualificados e ampliando a compreensão dos alunos sobre o comportamento dos materiais na indústria. Dessa forma, a inclusão da metalografia no ensino técnico fortalece a qualificação profissional, alinhando o currículo às demandas do setor e preparando os futuros técnicos para atuar de forma eficaz em processos de fabricação, controle de qualidade e inovação tecnológica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3104_TB1163_14102025132935.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIGUEL ALMEIDA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MIGUEL ALMEIDA"
    "autor_email" => "miguel.almeida0424@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125343
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1163
    "inscrito_id" => 3104
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE METALOGRÁFICA NO ENSINO TÉCNICO E PROFISSIONAL DA MECÂNICA"
    "resumo" => "O presente estudo investigou o uso da análise metalográfica na mecânica e seu impacto no ensino técnico. O objetivo foi discutir a importância dessa disciplina na formação profissional, uma vez que o conhecimento sobre microestrutura dos metais é essencial para processos industriais, controle de qualidade e desenvolvimento de novos materiais. A metalografia é amplamente utilizada para detectar falhas estruturais, assegurar a qualidade dos componentes e contribuir para o aprimoramento de processos e novas ligas metálicas. No entanto, a implementação dessa técnica no ensino técnico exige infraestrutura laboratorial específica para ensaios metalográficos, o que pode representar um desafio para algumas instituições. Para tanto, foram analisadas micrografias de amostras preparadas seguindo as técnicas metalográficas, observando as mudanças na estrutura dos grãos e na morfologia do material. Além disso, buscou-se compreender o impacto dessas transformações microestruturais na melhoria de processos produtivos. Realizou-se, assim, um relato de experiência, fundamentado na vivência pessoal na disciplina de Metalografia do Curso Técnico em Mecânica do IFRN – Campus Mossoró, descrevendo as práticas laboratoriais observadas, as técnicas aplicadas e sua relação com os processos industriais. Entre as práticas desenvolvidas, destacam-se as técnicas de preparação de amostras, ataque químico e observação microestrutural em microscópio óptico. A experiência foi analisada sob uma abordagem qualitativa, buscando compreender a relação entre o ensino da metalografia e sua aplicação na indústria. Diante disso, espera-se que a análise metalográfica possibilite uma associação direta entre teoria e prática, contribuindo para a formação de profissionais mais qualificados e ampliando a compreensão dos alunos sobre o comportamento dos materiais na indústria. Dessa forma, a inclusão da metalografia no ensino técnico fortalece a qualificação profissional, alinhando o currículo às demandas do setor e preparando os futuros técnicos para atuar de forma eficaz em processos de fabricação, controle de qualidade e inovação tecnológica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3104_TB1163_14102025132935.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIGUEL ALMEIDA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MIGUEL ALMEIDA"
    "autor_email" => "miguel.almeida0424@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente estudo investigou o uso da análise metalográfica na mecânica e seu impacto no ensino técnico. O objetivo foi discutir a importância dessa disciplina na formação profissional, uma vez que o conhecimento sobre microestrutura dos metais é essencial para processos industriais, controle de qualidade e desenvolvimento de novos materiais. A metalografia é amplamente utilizada para detectar falhas estruturais, assegurar a qualidade dos componentes e contribuir para o aprimoramento de processos e novas ligas metálicas. No entanto, a implementação dessa técnica no ensino técnico exige infraestrutura laboratorial específica para ensaios metalográficos, o que pode representar um desafio para algumas instituições. Para tanto, foram analisadas micrografias de amostras preparadas seguindo as técnicas metalográficas, observando as mudanças na estrutura dos grãos e na morfologia do material. Além disso, buscou-se compreender o impacto dessas transformações microestruturais na melhoria de processos produtivos. Realizou-se, assim, um relato de experiência, fundamentado na vivência pessoal na disciplina de Metalografia do Curso Técnico em Mecânica do IFRN – Campus Mossoró, descrevendo as práticas laboratoriais observadas, as técnicas aplicadas e sua relação com os processos industriais. Entre as práticas desenvolvidas, destacam-se as técnicas de preparação de amostras, ataque químico e observação microestrutural em microscópio óptico. A experiência foi analisada sob uma abordagem qualitativa, buscando compreender a relação entre o ensino da metalografia e sua aplicação na indústria. Diante disso, espera-se que a análise metalográfica possibilite uma associação direta entre teoria e prática, contribuindo para a formação de profissionais mais qualificados e ampliando a compreensão dos alunos sobre o comportamento dos materiais na indústria. Dessa forma, a inclusão da metalografia no ensino técnico fortalece a qualificação profissional, alinhando o currículo às demandas do setor e preparando os futuros técnicos para atuar de forma eficaz em processos de fabricação, controle de qualidade e inovação tecnológica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.