Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR EM ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UMA PRODUÇÃO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126327
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3248
    "inscrito_id" => 9178
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR EM ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UMA PRODUÇÃO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS"
    "resumo" => "Quando se trata do ensino de Ciências, trabalhar sob uma perspectiva da alfabetização Científica passa a ser uma chave muito importante, pois faz com que o estudante consiga associar os conteúdos trabalhados em sala com suas experiências e práticas cotidianas, impactando em um melhor processo de ensino-aprendizagem. Diante disso, entende-se que uma forma de promover a alfabetização científica no ensino de Ciências será através da inserção de aulas práticas de caráter científico. E é dessa forma que entra em cena a importancia do papel do professor e a sua participação dentro desse contexto escolar. O docente vai além de um mero propagador de informações, o mesmo, permeia e encaminha ao aluno há um mundo de possibilidades, principalemente quando se trata sobre o fazer Ciências. Dessa forma, este trabalho possui objetivo de apresentar a produzir materiais de baixo custo por meio de recursos audivisuais dentro do ensino de Ciências da Natureza por intermédio do professor e a sua importância dentro do processo de Ensino e Aprendizagem. De acordo com Casemiro, Xavier e Brito (2002, p.1) pesquisar é um ato de procurar, diligentemente, respostas a indagações ou informações. A pesquisa contribui para a construção do conhecimento. Sendo o professor a peça fundamental, pois o mesmo apresenta ao aluno as várias possibilidades dentro do Ambitor Educação, na qual a pesquisa passa a ser uma atividade capaz de produzir um conhecimento “novo” . A presente pesquisa apresenta discussões voltadas a construção de aulas práticas publicadas sobre por meio de autoria original em um canal do youtube por meio da representação da figura do professor através do uso de ferramentas audiovisuais que auxiliam na promoção de aulas práticas, elaboradas com materiais de baixo custo e voltadas para o ensino de Ciências da Natureza, em uma perspectiva investigativa. Os métodos avaliativos para este trabalho e a obetenção dos resultados se deu através da observação das aulas tóricas/práticas. Para instrumentos desta pesquisa seram utilizados questionários e entrevistas á alunos e professores de uma Escola Municipal do Município de Bom Jardim em turmas de alunos de 6º ano sob a direção de um professor titular da disciplina."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9178_TB3248_30102025204331.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIELLY BARBOSA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ADRIELLY"
    "autor_email" => "adriellysouza1607@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126327
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3248
    "inscrito_id" => 9178
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR EM ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UMA PRODUÇÃO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS"
    "resumo" => "Quando se trata do ensino de Ciências, trabalhar sob uma perspectiva da alfabetização Científica passa a ser uma chave muito importante, pois faz com que o estudante consiga associar os conteúdos trabalhados em sala com suas experiências e práticas cotidianas, impactando em um melhor processo de ensino-aprendizagem. Diante disso, entende-se que uma forma de promover a alfabetização científica no ensino de Ciências será através da inserção de aulas práticas de caráter científico. E é dessa forma que entra em cena a importancia do papel do professor e a sua participação dentro desse contexto escolar. O docente vai além de um mero propagador de informações, o mesmo, permeia e encaminha ao aluno há um mundo de possibilidades, principalemente quando se trata sobre o fazer Ciências. Dessa forma, este trabalho possui objetivo de apresentar a produzir materiais de baixo custo por meio de recursos audivisuais dentro do ensino de Ciências da Natureza por intermédio do professor e a sua importância dentro do processo de Ensino e Aprendizagem. De acordo com Casemiro, Xavier e Brito (2002, p.1) pesquisar é um ato de procurar, diligentemente, respostas a indagações ou informações. A pesquisa contribui para a construção do conhecimento. Sendo o professor a peça fundamental, pois o mesmo apresenta ao aluno as várias possibilidades dentro do Ambitor Educação, na qual a pesquisa passa a ser uma atividade capaz de produzir um conhecimento “novo” . A presente pesquisa apresenta discussões voltadas a construção de aulas práticas publicadas sobre por meio de autoria original em um canal do youtube por meio da representação da figura do professor através do uso de ferramentas audiovisuais que auxiliam na promoção de aulas práticas, elaboradas com materiais de baixo custo e voltadas para o ensino de Ciências da Natureza, em uma perspectiva investigativa. Os métodos avaliativos para este trabalho e a obetenção dos resultados se deu através da observação das aulas tóricas/práticas. Para instrumentos desta pesquisa seram utilizados questionários e entrevistas á alunos e professores de uma Escola Municipal do Município de Bom Jardim em turmas de alunos de 6º ano sob a direção de um professor titular da disciplina."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9178_TB3248_30102025204331.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIELLY BARBOSA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ADRIELLY"
    "autor_email" => "adriellysouza1607@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Quando se trata do ensino de Ciências, trabalhar sob uma perspectiva da alfabetização Científica passa a ser uma chave muito importante, pois faz com que o estudante consiga associar os conteúdos trabalhados em sala com suas experiências e práticas cotidianas, impactando em um melhor processo de ensino-aprendizagem. Diante disso, entende-se que uma forma de promover a alfabetização científica no ensino de Ciências será através da inserção de aulas práticas de caráter científico. E é dessa forma que entra em cena a importancia do papel do professor e a sua participação dentro desse contexto escolar. O docente vai além de um mero propagador de informações, o mesmo, permeia e encaminha ao aluno há um mundo de possibilidades, principalemente quando se trata sobre o fazer Ciências. Dessa forma, este trabalho possui objetivo de apresentar a produzir materiais de baixo custo por meio de recursos audivisuais dentro do ensino de Ciências da Natureza por intermédio do professor e a sua importância dentro do processo de Ensino e Aprendizagem. De acordo com Casemiro, Xavier e Brito (2002, p.1) pesquisar é um ato de procurar, diligentemente, respostas a indagações ou informações. A pesquisa contribui para a construção do conhecimento. Sendo o professor a peça fundamental, pois o mesmo apresenta ao aluno as várias possibilidades dentro do Ambitor Educação, na qual a pesquisa passa a ser uma atividade capaz de produzir um conhecimento “novo” . A presente pesquisa apresenta discussões voltadas a construção de aulas práticas publicadas sobre por meio de autoria original em um canal do youtube por meio da representação da figura do professor através do uso de ferramentas audiovisuais que auxiliam na promoção de aulas práticas, elaboradas com materiais de baixo custo e voltadas para o ensino de Ciências da Natureza, em uma perspectiva investigativa. Os métodos avaliativos para este trabalho e a obetenção dos resultados se deu através da observação das aulas tóricas/práticas. Para instrumentos desta pesquisa seram utilizados questionários e entrevistas á alunos e professores de uma Escola Municipal do Município de Bom Jardim em turmas de alunos de 6º ano sob a direção de um professor titular da disciplina.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.