O IMPACTO DO PROGRAMA INTELIGENTES NA FORMAÇÃO SOCIOEMOCIONAL DOS ALUNOS EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE AQUIRAZ-CE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127400 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5779 "inscrito_id" => 4617 "titulo" => "O IMPACTO DO PROGRAMA INTELIGENTES NA FORMAÇÃO SOCIOEMOCIONAL DOS ALUNOS EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE AQUIRAZ-CE" "resumo" => "O artigo aborda o impacto da formação vivenciada pelos professores, voltada para o socioemocional e como essa formação contempla os alunos dos anos finais, destacando a relevância desse aspecto no desenvolvimento integral dos estudantes. O texto enfatiza a formação realizada pela Secretaria de Educação de Aquiraz para os professores através do Programa Inteligentes do Instituto Aliança, proporciona o fomento das múltiplas inteligências de Howard Gardner, desenvolvendo habilidades cruciais para o bem-estar dos alunos e consequentemente para o seu desempenho acadêmico. O artigo também discute como um ambiente escolar que promove a inteligência emocional pode contribuir para a formação de relações interpessoais saudáveis e para a construção de um clima escolar positivo, pois segundo o autor Daniel Goleman , "A inteligência emocional permite que as pessoas lidem com suas emoções, construam relacionamentos saudáveis e tomem decisões assertivas...". A implementação do programa Inteligentes ao currículo pode ajudar os alunos a lidarem melhor com conflitos, a se comunicarem de forma eficaz e a desenvolverem uma maior capacidade de colaboração. O texto ressalta que a formação de professores para lidar com questões emocionais e a criação de um espaço seguro para os alunos expressarem suas emoções são aspectos essenciais para o sucesso dessas iniciativas, assim como o apoio da família. Em conclusão, o artigo defende que investir no desenvolvimento socioemocional dos alunos dos anos finais do ensino fundamental é uma estratégia eficaz para promover não apenas o aprendizado acadêmico, mas também a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para os desafios da vida." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4617_TB5779_27102025184041.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINA RIFANE DO AMARAL" "autor_nome_curto" => "CAROL RIFANE" "autor_email" => "carolrifane@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127400 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5779 "inscrito_id" => 4617 "titulo" => "O IMPACTO DO PROGRAMA INTELIGENTES NA FORMAÇÃO SOCIOEMOCIONAL DOS ALUNOS EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE AQUIRAZ-CE" "resumo" => "O artigo aborda o impacto da formação vivenciada pelos professores, voltada para o socioemocional e como essa formação contempla os alunos dos anos finais, destacando a relevância desse aspecto no desenvolvimento integral dos estudantes. O texto enfatiza a formação realizada pela Secretaria de Educação de Aquiraz para os professores através do Programa Inteligentes do Instituto Aliança, proporciona o fomento das múltiplas inteligências de Howard Gardner, desenvolvendo habilidades cruciais para o bem-estar dos alunos e consequentemente para o seu desempenho acadêmico. O artigo também discute como um ambiente escolar que promove a inteligência emocional pode contribuir para a formação de relações interpessoais saudáveis e para a construção de um clima escolar positivo, pois segundo o autor Daniel Goleman , "A inteligência emocional permite que as pessoas lidem com suas emoções, construam relacionamentos saudáveis e tomem decisões assertivas...". A implementação do programa Inteligentes ao currículo pode ajudar os alunos a lidarem melhor com conflitos, a se comunicarem de forma eficaz e a desenvolverem uma maior capacidade de colaboração. O texto ressalta que a formação de professores para lidar com questões emocionais e a criação de um espaço seguro para os alunos expressarem suas emoções são aspectos essenciais para o sucesso dessas iniciativas, assim como o apoio da família. Em conclusão, o artigo defende que investir no desenvolvimento socioemocional dos alunos dos anos finais do ensino fundamental é uma estratégia eficaz para promover não apenas o aprendizado acadêmico, mas também a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para os desafios da vida." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4617_TB5779_27102025184041.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINA RIFANE DO AMARAL" "autor_nome_curto" => "CAROL RIFANE" "autor_email" => "carolrifane@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }