Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O IMPACTO DO PROGRAMA INTELIGENTES NA FORMAÇÃO SOCIOEMOCIONAL DOS ALUNOS EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE AQUIRAZ-CE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação Emocional
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127400
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5779
    "inscrito_id" => 4617
    "titulo" => "O IMPACTO DO PROGRAMA INTELIGENTES NA FORMAÇÃO SOCIOEMOCIONAL DOS ALUNOS EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE AQUIRAZ-CE"
    "resumo" => "O artigo aborda o impacto da formação vivenciada pelos professores, voltada para o socioemocional e como essa formação contempla os alunos dos anos finais, destacando a relevância desse aspecto no desenvolvimento integral dos estudantes. O texto enfatiza a formação realizada pela Secretaria de Educação de Aquiraz para os professores através do Programa Inteligentes do Instituto Aliança, proporciona o fomento das múltiplas inteligências de Howard Gardner, desenvolvendo habilidades cruciais para o bem-estar dos alunos e consequentemente para o seu desempenho acadêmico. O artigo também discute como um ambiente escolar que promove a inteligência emocional pode contribuir para a formação de relações interpessoais saudáveis e para a construção de um clima escolar positivo, pois segundo o autor Daniel Goleman , "A inteligência emocional permite que as pessoas lidem com suas emoções, construam relacionamentos saudáveis e tomem decisões assertivas...". A implementação do programa Inteligentes ao currículo pode ajudar os alunos a lidarem melhor com conflitos, a se comunicarem de forma eficaz e a desenvolverem uma maior capacidade de colaboração. O texto ressalta que a formação de professores para lidar com questões emocionais e a criação de um espaço seguro para os alunos expressarem suas emoções são aspectos essenciais para o sucesso dessas iniciativas, assim como o apoio da família. Em conclusão, o artigo defende que investir no desenvolvimento socioemocional dos alunos dos anos finais do ensino fundamental é uma estratégia eficaz para promover não apenas o aprendizado acadêmico, mas também a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para os desafios da vida."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4617_TB5779_27102025184041.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CAROLINA RIFANE DO AMARAL"
    "autor_nome_curto" => "CAROL RIFANE"
    "autor_email" => "carolrifane@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127400
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5779
    "inscrito_id" => 4617
    "titulo" => "O IMPACTO DO PROGRAMA INTELIGENTES NA FORMAÇÃO SOCIOEMOCIONAL DOS ALUNOS EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE AQUIRAZ-CE"
    "resumo" => "O artigo aborda o impacto da formação vivenciada pelos professores, voltada para o socioemocional e como essa formação contempla os alunos dos anos finais, destacando a relevância desse aspecto no desenvolvimento integral dos estudantes. O texto enfatiza a formação realizada pela Secretaria de Educação de Aquiraz para os professores através do Programa Inteligentes do Instituto Aliança, proporciona o fomento das múltiplas inteligências de Howard Gardner, desenvolvendo habilidades cruciais para o bem-estar dos alunos e consequentemente para o seu desempenho acadêmico. O artigo também discute como um ambiente escolar que promove a inteligência emocional pode contribuir para a formação de relações interpessoais saudáveis e para a construção de um clima escolar positivo, pois segundo o autor Daniel Goleman , "A inteligência emocional permite que as pessoas lidem com suas emoções, construam relacionamentos saudáveis e tomem decisões assertivas...". A implementação do programa Inteligentes ao currículo pode ajudar os alunos a lidarem melhor com conflitos, a se comunicarem de forma eficaz e a desenvolverem uma maior capacidade de colaboração. O texto ressalta que a formação de professores para lidar com questões emocionais e a criação de um espaço seguro para os alunos expressarem suas emoções são aspectos essenciais para o sucesso dessas iniciativas, assim como o apoio da família. Em conclusão, o artigo defende que investir no desenvolvimento socioemocional dos alunos dos anos finais do ensino fundamental é uma estratégia eficaz para promover não apenas o aprendizado acadêmico, mas também a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para os desafios da vida."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4617_TB5779_27102025184041.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CAROLINA RIFANE DO AMARAL"
    "autor_nome_curto" => "CAROL RIFANE"
    "autor_email" => "carolrifane@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O artigo aborda o impacto da formação vivenciada pelos professores, voltada para o socioemocional e como essa formação contempla os alunos dos anos finais, destacando a relevância desse aspecto no desenvolvimento integral dos estudantes. O texto enfatiza a formação realizada pela Secretaria de Educação de Aquiraz para os professores através do Programa Inteligentes do Instituto Aliança, proporciona o fomento das múltiplas inteligências de Howard Gardner, desenvolvendo habilidades cruciais para o bem-estar dos alunos e consequentemente para o seu desempenho acadêmico. O artigo também discute como um ambiente escolar que promove a inteligência emocional pode contribuir para a formação de relações interpessoais saudáveis e para a construção de um clima escolar positivo, pois segundo o autor Daniel Goleman , "A inteligência emocional permite que as pessoas lidem com suas emoções, construam relacionamentos saudáveis e tomem decisões assertivas...". A implementação do programa Inteligentes ao currículo pode ajudar os alunos a lidarem melhor com conflitos, a se comunicarem de forma eficaz e a desenvolverem uma maior capacidade de colaboração. O texto ressalta que a formação de professores para lidar com questões emocionais e a criação de um espaço seguro para os alunos expressarem suas emoções são aspectos essenciais para o sucesso dessas iniciativas, assim como o apoio da família. Em conclusão, o artigo defende que investir no desenvolvimento socioemocional dos alunos dos anos finais do ensino fundamental é uma estratégia eficaz para promover não apenas o aprendizado acadêmico, mas também a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para os desafios da vida.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.