EXPLORANDO FUNÇÕES MATEMÁTICAS COM O GEOGEBRA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128268 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8002 "inscrito_id" => 17495 "titulo" => "EXPLORANDO FUNÇÕES MATEMÁTICAS COM O GEOGEBRA" "resumo" => "Este trabalho apresenta a descrição de uma prática pedagógica realizada por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Paraíba, Campus IV . Ocorreu na Escola Cidadã Integral Senador Rui Carneiro, localizada no município de Mamanguape - PB, em uma turma do 2° ano do ensino médio, composta por 17 estudantes. A oficina teve como objetivo geral promover a aprendizagem de funções matemáticas afim, quadrática, exponencial e logarítmica, por meio da atualização do software GeoGebra por parte dos próprios alunos. A metodologia utilizada teve caráter exploratório, com abordagem qualitativa. Deste modo a atividade proposta ocorreu em duas etapas. Inicialmente, a turma foi organizada em grupos e foram distribuídas 16 fichas contendo informações sobre as 4 funções, e um quadro onde deveriam associá-las e agrupá-las em seus respectivos lugares. Ao final, cada grupo explicou para o restante dos colegas o raciocínio que utilizou para concluir a atividade, em seguida houve uma correção coletiva. Na segunda etapa fizeram uso do GeoGebra para modelar cada uma das funções e entender visualmente o que os conceitos explicitam. Utilizaram-se as atividades desenvolvidas com o auxílio do software como instrumentos de coleta de dados. Havia questões abertas, nas quais os alunos responderam com base na análise dos gráficos que estavam construindo. Os resultados mostraram a importância de levar os alunos a participarem mais ativamente do seu processo de aquisição de conhecimento, aumentando assim o engajamento estudantil. Além disso, a prática reforçou o papel da tecnologia como ferramenta facilitadora de ensino, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento crítico, da autonomia e da capacidade de interpretação gráfica dos estudantes, promovendo um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e colaborativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17495_TB8002_14102025095417.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITÓRIA TEIXEIRA SOUSA" "autor_nome_curto" => "VITÓRIA" "autor_email" => "issousa.vitoria@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128268 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8002 "inscrito_id" => 17495 "titulo" => "EXPLORANDO FUNÇÕES MATEMÁTICAS COM O GEOGEBRA" "resumo" => "Este trabalho apresenta a descrição de uma prática pedagógica realizada por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Paraíba, Campus IV . Ocorreu na Escola Cidadã Integral Senador Rui Carneiro, localizada no município de Mamanguape - PB, em uma turma do 2° ano do ensino médio, composta por 17 estudantes. A oficina teve como objetivo geral promover a aprendizagem de funções matemáticas afim, quadrática, exponencial e logarítmica, por meio da atualização do software GeoGebra por parte dos próprios alunos. A metodologia utilizada teve caráter exploratório, com abordagem qualitativa. Deste modo a atividade proposta ocorreu em duas etapas. Inicialmente, a turma foi organizada em grupos e foram distribuídas 16 fichas contendo informações sobre as 4 funções, e um quadro onde deveriam associá-las e agrupá-las em seus respectivos lugares. Ao final, cada grupo explicou para o restante dos colegas o raciocínio que utilizou para concluir a atividade, em seguida houve uma correção coletiva. Na segunda etapa fizeram uso do GeoGebra para modelar cada uma das funções e entender visualmente o que os conceitos explicitam. Utilizaram-se as atividades desenvolvidas com o auxílio do software como instrumentos de coleta de dados. Havia questões abertas, nas quais os alunos responderam com base na análise dos gráficos que estavam construindo. Os resultados mostraram a importância de levar os alunos a participarem mais ativamente do seu processo de aquisição de conhecimento, aumentando assim o engajamento estudantil. Além disso, a prática reforçou o papel da tecnologia como ferramenta facilitadora de ensino, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento crítico, da autonomia e da capacidade de interpretação gráfica dos estudantes, promovendo um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e colaborativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17495_TB8002_14102025095417.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITÓRIA TEIXEIRA SOUSA" "autor_nome_curto" => "VITÓRIA" "autor_email" => "issousa.vitoria@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }