INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: UTILIZAÇÃO DO CHATGPT PARA AGILIZAR A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO NO ENSINO SUPERIOR VOLTADA PARA O EAD
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125370 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1207 "inscrito_id" => 7222 "titulo" => "INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: UTILIZAÇÃO DO CHATGPT PARA AGILIZAR A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO NO ENSINO SUPERIOR VOLTADA PARA O EAD" "resumo" => "Esta investigação tem como objetivo analisar a aplicação da Inteligência Artificial, especificamente ChatGPT, na produção de materiais didáticos para o ensino superior, investigando como essa ferramenta pode ser utilizada para agilizar a produção de material didático, mantendo a qualidade e a relevância do conteúdo. A crescente digitalização da educação exige ferramentas que auxiliem professores na elaboração de conteúdos, otimizando tempo e garantindo uma experiência mais interativa para os alunos. Esta abordagem se justifica pela necessidade de analisar a aplicação dessa ferramenta no ensino superior, investigando seu potencial para tornar a elaboração de conteúdos mais acessível, dinâmica e personalizada, contribuindo para a modernização das práticas pedagógicas. A metodologia se fundamenta em um levantamento de natureza qualitativa, amparado por revisão bibliográfica. A investigação é conduzida por meio da análise de obras, artigos científicos e outras publicações acadêmicas que abordam a aplicação da inteligência artificial, especificamente do ChatGPT, na produção de materiais didáticos. A análise apoia-se em autores que se debruçaram sobre o assunto como: Kenski (2008), Moran (2007), Lima (2014), Soares (2019), Duarte (2024), Pretto (2009) e Filho (2024), entre outros. O trabalho envolve a geração de resumos, e-books, avaliações, roteiros de videoaulas e fóruns com a IA, seguida de revisão e validação por professores de diferentes áreas, avaliando a coerência, precisão e aplicabilidade pedagógica dos materiais produzidos. Os resultados mostraram que a IA pode otimizar a elaboração de conteúdos, mas requer revisão docente para evitar problemas como a repetição de trechos e a formulação inadequada de questões. A pesquisa conclui que a aplicação da IA na produção de materiais didáticos para o ensino superior apresenta um grande potencial para otimizar o tempo dos docentes e enriquecer a experiência de aprendizagem dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7222_TB1207_30102025123913.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVANEIDE DOURADO MARTINS" "autor_nome_curto" => "EVANEIDE" "autor_email" => "neidedourado66@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125370 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1207 "inscrito_id" => 7222 "titulo" => "INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: UTILIZAÇÃO DO CHATGPT PARA AGILIZAR A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO NO ENSINO SUPERIOR VOLTADA PARA O EAD" "resumo" => "Esta investigação tem como objetivo analisar a aplicação da Inteligência Artificial, especificamente ChatGPT, na produção de materiais didáticos para o ensino superior, investigando como essa ferramenta pode ser utilizada para agilizar a produção de material didático, mantendo a qualidade e a relevância do conteúdo. A crescente digitalização da educação exige ferramentas que auxiliem professores na elaboração de conteúdos, otimizando tempo e garantindo uma experiência mais interativa para os alunos. Esta abordagem se justifica pela necessidade de analisar a aplicação dessa ferramenta no ensino superior, investigando seu potencial para tornar a elaboração de conteúdos mais acessível, dinâmica e personalizada, contribuindo para a modernização das práticas pedagógicas. A metodologia se fundamenta em um levantamento de natureza qualitativa, amparado por revisão bibliográfica. A investigação é conduzida por meio da análise de obras, artigos científicos e outras publicações acadêmicas que abordam a aplicação da inteligência artificial, especificamente do ChatGPT, na produção de materiais didáticos. A análise apoia-se em autores que se debruçaram sobre o assunto como: Kenski (2008), Moran (2007), Lima (2014), Soares (2019), Duarte (2024), Pretto (2009) e Filho (2024), entre outros. O trabalho envolve a geração de resumos, e-books, avaliações, roteiros de videoaulas e fóruns com a IA, seguida de revisão e validação por professores de diferentes áreas, avaliando a coerência, precisão e aplicabilidade pedagógica dos materiais produzidos. Os resultados mostraram que a IA pode otimizar a elaboração de conteúdos, mas requer revisão docente para evitar problemas como a repetição de trechos e a formulação inadequada de questões. A pesquisa conclui que a aplicação da IA na produção de materiais didáticos para o ensino superior apresenta um grande potencial para otimizar o tempo dos docentes e enriquecer a experiência de aprendizagem dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7222_TB1207_30102025123913.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVANEIDE DOURADO MARTINS" "autor_nome_curto" => "EVANEIDE" "autor_email" => "neidedourado66@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }