Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO DE LEITURA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO: RELATO DE EXPERIÊNCIAS NO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127340
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5655
    "inscrito_id" => 14285
    "titulo" => "PROJETO DE LEITURA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO: RELATO DE EXPERIÊNCIAS NO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS"
    "resumo" => "Neste trabalho, apresentamos um relato de experiência sobre um projeto de leitura desenvolvido em uma escola pública localizada na região imediata de Mamanguape-Rio Tinto, na Paraíba, durante o ano letivo de 2024. Na direção desse objetivo, a ação foi realizada com turmas dos anos finais do ensino fundamental (9° ano, especificamente) e teve como principal objetivo promover práticas de leitura significativas e conectadas ao cotidiano dos estudantes. Para tanto, descrevemos as atividades desenvolvidas ao longo do projeto, com ênfase em sua organização, nas estratégias utilizadas e na culminância. Adotamos uma abordagem qualitativa, de caráter propositivo, voltada à sistematização das práticas pedagógicas desenvolvidas entre os meses de abril e outubro do referido ano. A fundamentação teórica apoia-se nos estudos sobre letramento (Kleiman, 1995; Rojo, 2012; Street, 2014) e na perspectiva interacionista da linguagem (Freire, 1989; Antunes, 2009), compreendendo o ensino como prática social mediada pela linguagem. Os resultados apontam que o projeto contribuiu para estreitar o vínculo entre a leitura, os estudantes e os docentes, promovendo reflexões críticas e o engajamento dos estudantes. As atividades propostas favoreceram uma prática pedagógica socialmente significativa, ampliando o repertório linguístico e cultural dos discentes e articulando o projeto de forma integrada ao currículo escolar, ainda que tenhamos considerações que demarquem os entraves em torno de nossa prática docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14285_TB5655_19102025173041.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAYS ADRYÉLLEN TAVARES DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "LAYS TAVARES"
    "autor_email" => "laystavares34@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127340
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5655
    "inscrito_id" => 14285
    "titulo" => "PROJETO DE LEITURA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO: RELATO DE EXPERIÊNCIAS NO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS"
    "resumo" => "Neste trabalho, apresentamos um relato de experiência sobre um projeto de leitura desenvolvido em uma escola pública localizada na região imediata de Mamanguape-Rio Tinto, na Paraíba, durante o ano letivo de 2024. Na direção desse objetivo, a ação foi realizada com turmas dos anos finais do ensino fundamental (9° ano, especificamente) e teve como principal objetivo promover práticas de leitura significativas e conectadas ao cotidiano dos estudantes. Para tanto, descrevemos as atividades desenvolvidas ao longo do projeto, com ênfase em sua organização, nas estratégias utilizadas e na culminância. Adotamos uma abordagem qualitativa, de caráter propositivo, voltada à sistematização das práticas pedagógicas desenvolvidas entre os meses de abril e outubro do referido ano. A fundamentação teórica apoia-se nos estudos sobre letramento (Kleiman, 1995; Rojo, 2012; Street, 2014) e na perspectiva interacionista da linguagem (Freire, 1989; Antunes, 2009), compreendendo o ensino como prática social mediada pela linguagem. Os resultados apontam que o projeto contribuiu para estreitar o vínculo entre a leitura, os estudantes e os docentes, promovendo reflexões críticas e o engajamento dos estudantes. As atividades propostas favoreceram uma prática pedagógica socialmente significativa, ampliando o repertório linguístico e cultural dos discentes e articulando o projeto de forma integrada ao currículo escolar, ainda que tenhamos considerações que demarquem os entraves em torno de nossa prática docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14285_TB5655_19102025173041.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAYS ADRYÉLLEN TAVARES DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "LAYS TAVARES"
    "autor_email" => "laystavares34@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Neste trabalho, apresentamos um relato de experiência sobre um projeto de leitura desenvolvido em uma escola pública localizada na região imediata de Mamanguape-Rio Tinto, na Paraíba, durante o ano letivo de 2024. Na direção desse objetivo, a ação foi realizada com turmas dos anos finais do ensino fundamental (9° ano, especificamente) e teve como principal objetivo promover práticas de leitura significativas e conectadas ao cotidiano dos estudantes. Para tanto, descrevemos as atividades desenvolvidas ao longo do projeto, com ênfase em sua organização, nas estratégias utilizadas e na culminância. Adotamos uma abordagem qualitativa, de caráter propositivo, voltada à sistematização das práticas pedagógicas desenvolvidas entre os meses de abril e outubro do referido ano. A fundamentação teórica apoia-se nos estudos sobre letramento (Kleiman, 1995; Rojo, 2012; Street, 2014) e na perspectiva interacionista da linguagem (Freire, 1989; Antunes, 2009), compreendendo o ensino como prática social mediada pela linguagem. Os resultados apontam que o projeto contribuiu para estreitar o vínculo entre a leitura, os estudantes e os docentes, promovendo reflexões críticas e o engajamento dos estudantes. As atividades propostas favoreceram uma prática pedagógica socialmente significativa, ampliando o repertório linguístico e cultural dos discentes e articulando o projeto de forma integrada ao currículo escolar, ainda que tenhamos considerações que demarquem os entraves em torno de nossa prática docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.