Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PSEUDOCIÊNCIA NA ERA DA INFORMAÇÃO: A DIFUSÃO NEGACIONISTA NAS REDES SOCIAIS E SEUS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A pesquisa conceitua e difere pseudociência de conhecimento científico, bem como debate sobre como as redes sociais impulsionam a disseminação de teorias negacionistas e como essa rede de desinformação reflete em sala de aula - impactando na aprendizagem dos educandos. Sabe-se que a sociedade contemporânea detém a informação por diferentes tecnologias digitais de informação e comunicação, mas nem sempre esse acesso à informação é garantia de aquisição de conhecimentos, com o advento das redes sociais e o da inteligência artificial, a difusão de teorias negacionistas ganham cada vez mais adeptos e espaço em rede frente ao conhecimento científico. Nesse contexto, como a escola pode contribuir para mitigar os impactos do negacionismo no campo social e educacional? O trabalho teve como propósito apresentar o conceito de pseudociência e conhecimento científico nas aulas de biologia; destacar os impactos que a disseminação fake news nas redes sociais acarreta a sociedade; identificar indícios do quanto as teorias negacionistas estão presente no contexto discente; apresentar ações para mitigar o compartilhamento de desinformação nas redes sociais por meio da análise da informação. Trata-se de uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo desenvolvida nas aulas de biologia em uma escola estadual da zona leste de Manaus, contou com a participação de 140 alunos do ensino médio e 2 bolsistas PIBID/UEA. Através da observação, questionário, coleta e análise dos dados foi possível debater sobre a pseudociência nas aulas de Biologia, identificar a presença de pseudociências no contexto escolar, além de analisar os impactos do negacionismo e pseudociência no campo social em detrimento da disseminação de fake news. A pesquisa e os debates referente as pseudociências foram essenciais para os alunos compreenderem sobre a responsabilidade de verificar informações, fontes de dados e referências antes de curtir, comentar ou compartilhar conteúdos nas redes sociais, bem como identificar pseudociências do cotidiano.

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