A PSEUDOCIÊNCIA NA ERA DA INFORMAÇÃO: A DIFUSÃO NEGACIONISTA NAS REDES SOCIAIS E SEUS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128620 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8894 "inscrito_id" => 13021 "titulo" => "A PSEUDOCIÊNCIA NA ERA DA INFORMAÇÃO: A DIFUSÃO NEGACIONISTA NAS REDES SOCIAIS E SEUS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO." "resumo" => "A pesquisa conceitua e difere pseudociência de conhecimento científico, bem como debate sobre como as redes sociais impulsionam a disseminação de teorias negacionistas e como essa rede de desinformação reflete em sala de aula - impactando na aprendizagem dos educandos. Sabe-se que a sociedade contemporânea detém a informação por diferentes tecnologias digitais de informação e comunicação, mas nem sempre esse acesso à informação é garantia de aquisição de conhecimentos, com o advento das redes sociais e o da inteligência artificial, a difusão de teorias negacionistas ganham cada vez mais adeptos e espaço em rede frente ao conhecimento científico. Nesse contexto, como a escola pode contribuir para mitigar os impactos do negacionismo no campo social e educacional? O trabalho teve como propósito apresentar o conceito de pseudociência e conhecimento científico nas aulas de biologia; destacar os impactos que a disseminação fake news nas redes sociais acarreta a sociedade; identificar indícios do quanto as teorias negacionistas estão presente no contexto discente; apresentar ações para mitigar o compartilhamento de desinformação nas redes sociais por meio da análise da informação. Trata-se de uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo desenvolvida nas aulas de biologia em uma escola estadual da zona leste de Manaus, contou com a participação de 140 alunos do ensino médio e 2 bolsistas PIBID/UEA. Através da observação, questionário, coleta e análise dos dados foi possível debater sobre a pseudociência nas aulas de Biologia, identificar a presença de pseudociências no contexto escolar, além de analisar os impactos do negacionismo e pseudociência no campo social em detrimento da disseminação de fake news. A pesquisa e os debates referente as pseudociências foram essenciais para os alunos compreenderem sobre a responsabilidade de verificar informações, fontes de dados e referências antes de curtir, comentar ou compartilhar conteúdos nas redes sociais, bem como identificar pseudociências do cotidiano." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 22 - Divulgação e Popularização Pública da Ciência" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13021_TB8894_17102025191536.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LOREN SOARES SILVA" "autor_nome_curto" => "LOREN" "autor_email" => "lssi.bio24@uea.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128620 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8894 "inscrito_id" => 13021 "titulo" => "A PSEUDOCIÊNCIA NA ERA DA INFORMAÇÃO: A DIFUSÃO NEGACIONISTA NAS REDES SOCIAIS E SEUS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO." "resumo" => "A pesquisa conceitua e difere pseudociência de conhecimento científico, bem como debate sobre como as redes sociais impulsionam a disseminação de teorias negacionistas e como essa rede de desinformação reflete em sala de aula - impactando na aprendizagem dos educandos. Sabe-se que a sociedade contemporânea detém a informação por diferentes tecnologias digitais de informação e comunicação, mas nem sempre esse acesso à informação é garantia de aquisição de conhecimentos, com o advento das redes sociais e o da inteligência artificial, a difusão de teorias negacionistas ganham cada vez mais adeptos e espaço em rede frente ao conhecimento científico. Nesse contexto, como a escola pode contribuir para mitigar os impactos do negacionismo no campo social e educacional? O trabalho teve como propósito apresentar o conceito de pseudociência e conhecimento científico nas aulas de biologia; destacar os impactos que a disseminação fake news nas redes sociais acarreta a sociedade; identificar indícios do quanto as teorias negacionistas estão presente no contexto discente; apresentar ações para mitigar o compartilhamento de desinformação nas redes sociais por meio da análise da informação. Trata-se de uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo desenvolvida nas aulas de biologia em uma escola estadual da zona leste de Manaus, contou com a participação de 140 alunos do ensino médio e 2 bolsistas PIBID/UEA. Através da observação, questionário, coleta e análise dos dados foi possível debater sobre a pseudociência nas aulas de Biologia, identificar a presença de pseudociências no contexto escolar, além de analisar os impactos do negacionismo e pseudociência no campo social em detrimento da disseminação de fake news. A pesquisa e os debates referente as pseudociências foram essenciais para os alunos compreenderem sobre a responsabilidade de verificar informações, fontes de dados e referências antes de curtir, comentar ou compartilhar conteúdos nas redes sociais, bem como identificar pseudociências do cotidiano." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 22 - Divulgação e Popularização Pública da Ciência" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13021_TB8894_17102025191536.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LOREN SOARES SILVA" "autor_nome_curto" => "LOREN" "autor_email" => "lssi.bio24@uea.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }