PRESSUPOSTOS FILOSÓFICOS, EPISTEMOLÓGICOS E PEDAGÓGICOS DO NOVO ENSINO MÉDIO: UMA REVISÃO DE LITERATURA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127302 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5581 "inscrito_id" => 12563 "titulo" => "PRESSUPOSTOS FILOSÓFICOS, EPISTEMOLÓGICOS E PEDAGÓGICOS DO NOVO ENSINO MÉDIO: UMA REVISÃO DE LITERATURA" "resumo" => "O presente trabalho faz parte da pesquisa de doutorado, em desenvolvimento no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), que tem como tema a educação empreendedora no currículo do Novo Ensino Médio. Neste trabalho, apresentaremos os resultados parciais da pesquisa, buscando desvelar os pressupostos filosóficos, epistemológicos e pedagógicos do Novo Ensino Médio na política educacional brasileira vigente. Para isso, a metodologia empregada consiste em revisar a produção bibliográfica acumulada a respeito da reforma do Ensino Médio no Brasil, no período de 2016 a 2024, no portal de periódicos da Capes. O recorte temporal toma como marco a assunção do governo Temer e a aprovação da reforma do Ensino Médio, com a publicação da Lei 13.415/2017, e a recém sancionada Lei 14.945/2024, como resposta “apaziguadora” aos intensos debates no campo educacional e na sociedade em geral, dentre os quais citamos alguns como a carga-horária destinada à formação geral básica, o currículo flexível por meio da oferta de ‘itinerários formativos’ e a parceria público-privada para tal oferta. Como descritores de busca na referida base, utilizamos ‘Novo Ensino Médio’, ‘Reforma do Ensino Médio’, ‘Formação da juventude’ e as mencionadas leis. O aporte teórico-metodológico que embasa a análise se insere no campo crítico, sendo Flick (2009), Silva (2008) e Frigotto (2023) nossos principais referenciais. Dado que não se trata de tema novo, encontra-se ampla produção acumulada sobre o novo ensino médio no Brasil, entretanto a formação escolar dos/das jovens segue sendo disputada atualmente e carece continuar sendo problematizada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12563_TB5581_28102025105611.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILIANE VANILDE DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "LILIANE" "autor_email" => "souzasliliane@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127302 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5581 "inscrito_id" => 12563 "titulo" => "PRESSUPOSTOS FILOSÓFICOS, EPISTEMOLÓGICOS E PEDAGÓGICOS DO NOVO ENSINO MÉDIO: UMA REVISÃO DE LITERATURA" "resumo" => "O presente trabalho faz parte da pesquisa de doutorado, em desenvolvimento no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), que tem como tema a educação empreendedora no currículo do Novo Ensino Médio. Neste trabalho, apresentaremos os resultados parciais da pesquisa, buscando desvelar os pressupostos filosóficos, epistemológicos e pedagógicos do Novo Ensino Médio na política educacional brasileira vigente. Para isso, a metodologia empregada consiste em revisar a produção bibliográfica acumulada a respeito da reforma do Ensino Médio no Brasil, no período de 2016 a 2024, no portal de periódicos da Capes. O recorte temporal toma como marco a assunção do governo Temer e a aprovação da reforma do Ensino Médio, com a publicação da Lei 13.415/2017, e a recém sancionada Lei 14.945/2024, como resposta “apaziguadora” aos intensos debates no campo educacional e na sociedade em geral, dentre os quais citamos alguns como a carga-horária destinada à formação geral básica, o currículo flexível por meio da oferta de ‘itinerários formativos’ e a parceria público-privada para tal oferta. Como descritores de busca na referida base, utilizamos ‘Novo Ensino Médio’, ‘Reforma do Ensino Médio’, ‘Formação da juventude’ e as mencionadas leis. O aporte teórico-metodológico que embasa a análise se insere no campo crítico, sendo Flick (2009), Silva (2008) e Frigotto (2023) nossos principais referenciais. Dado que não se trata de tema novo, encontra-se ampla produção acumulada sobre o novo ensino médio no Brasil, entretanto a formação escolar dos/das jovens segue sendo disputada atualmente e carece continuar sendo problematizada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12563_TB5581_28102025105611.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILIANE VANILDE DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "LILIANE" "autor_email" => "souzasliliane@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }