A EXTENSÃO SOB NOVOS HORIZONTES: O INSTAGRAM DO PROJETO GEOMAKER COMO DIFUSOR DA CIÊNCIA
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Além deles, uma caixa de areia interativa (SandBox) foi fabricada e todo esse conjunto de materiais é disponibilizado para ações educativas em escolas públicas potiguares com a finalidade de ampliar a interlocução entre o ensino superior e o ensino básico, promovendo uma educação mais acessível e conectada com as inovações tecnológicas. Considerando a grande capacidade de alcance das redes sociais, especialmente do Instagram, foi criado um perfil específico para o projeto. Através dessa plataforma, são divulgadas não apenas informações relacionadas aos materiais desenvolvidos, mas também os próprios modelos 3D em código aberto, permitindo o acesso livre de professores, estudantes e da sociedade em geral à esses produtos didáticos. Dessa forma, esse trabalho tem como objetivo expor os resultados alcançados através dessa ferramenta digital na divulgação científica e seu uso educacional. A metodologia utilizada consiste em um estudo de caráter exploratório que combina pesquisa bibliográfica com análises de métricas do aplicativo. Como referenciais teóricos foram utilizados autores que discutem a divulgação científica (Magalhães; Silva; Gonçalves, 2012; Lordêlo; Porto, 2012), o potencial do Instagram no aumento da visibilidade de projetos educacionais (Santos; Santos, 2014; Romão; Silva Júnior, 2022; Ferreira; Telles, 2023) e as relações das tecnologias digitais no ensino de Geografia (Ladeira, 2023). Os resultados identificados permitem constatar que, apesar do ainda baixo número de seguidores, há um crescimento gradual da visibilidade da página e, consequentemente, da difusão da ciência do projeto sob os horizontes que utilizam as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICS)." 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