UMA JOGADA PLANEJADA: ARAPIRACA CENTENÁRIA - LUGARES DE HISTÓRIA E MEMÓRIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127185 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5345 "inscrito_id" => 13526 "titulo" => "UMA JOGADA PLANEJADA: ARAPIRACA CENTENÁRIA - LUGARES DE HISTÓRIA E MEMÓRIA" "resumo" => "O presente trabalho apresenta boas práticas pedagógicas desenvolvidas durante o ano letivo de 2024 na Escola de Ensino Fundamental Maria de Nazaré – Arapiraca/Alagoas. Foi desenvolvido com o objetivo de identificar e fortalecer identidades cultural e territorial arapiraquense nos estudantes da escola em referência, tendo em vista preocupação em como esses alunos se enxergam pertencentes ao território no qual estão inseridos, seja pelo nascimento, pela escola onde estudam ou pela origem familiar. Para tanto, foi necessário conhecer e vivenciar experiências em lugares de história, cultura e memória da cidade, afim de se construir uma memória coletiva que reunisse interpelações individuais dos estudantes, identificasse histórias e memórias construídas ao longo do centenário da cidade, e estabelecesse conexões entre o passado e o presente dos estudantes. Realizou-se assim, pesquisa bibliográfica para se conhecer registros da história territorial, cultural, política e econômica da cidade centenária, cujas produções identificadas foram exploradas por meio de análise bibliográfica e visita a lugares de história e memória da cidade. Diante disso, verificou-se que, apesar de 100 anos de História, Arapiraca tem poucas pesquisas científicas realizadas e publicadas sobre sua história, cultura e memória, que os registros da história de sua formação territorial ainda são romantizados a partir do olhar de um único desbravador, e que a história do centenário de Arapiraca carece do olhar dos vários povos que trabalharam e trabalham para sua construção, as quais permitiram perceber que os estudantes muito desconhecem a história do lugar que nasceram e/ou habitam e estudam, consequentemente, a relação identidade/pertencimento com a cidade são frágeis, porém possuem capacidade imensa de fortalecimento a partir das novas vivências." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13526_TB5345_14102025104109.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACI LOPES DOS SANTOS FARIAS" "autor_nome_curto" => "JACI LOPES" "autor_email" => "dra.jacilopes@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127185 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5345 "inscrito_id" => 13526 "titulo" => "UMA JOGADA PLANEJADA: ARAPIRACA CENTENÁRIA - LUGARES DE HISTÓRIA E MEMÓRIA" "resumo" => "O presente trabalho apresenta boas práticas pedagógicas desenvolvidas durante o ano letivo de 2024 na Escola de Ensino Fundamental Maria de Nazaré – Arapiraca/Alagoas. Foi desenvolvido com o objetivo de identificar e fortalecer identidades cultural e territorial arapiraquense nos estudantes da escola em referência, tendo em vista preocupação em como esses alunos se enxergam pertencentes ao território no qual estão inseridos, seja pelo nascimento, pela escola onde estudam ou pela origem familiar. Para tanto, foi necessário conhecer e vivenciar experiências em lugares de história, cultura e memória da cidade, afim de se construir uma memória coletiva que reunisse interpelações individuais dos estudantes, identificasse histórias e memórias construídas ao longo do centenário da cidade, e estabelecesse conexões entre o passado e o presente dos estudantes. Realizou-se assim, pesquisa bibliográfica para se conhecer registros da história territorial, cultural, política e econômica da cidade centenária, cujas produções identificadas foram exploradas por meio de análise bibliográfica e visita a lugares de história e memória da cidade. Diante disso, verificou-se que, apesar de 100 anos de História, Arapiraca tem poucas pesquisas científicas realizadas e publicadas sobre sua história, cultura e memória, que os registros da história de sua formação territorial ainda são romantizados a partir do olhar de um único desbravador, e que a história do centenário de Arapiraca carece do olhar dos vários povos que trabalharam e trabalham para sua construção, as quais permitiram perceber que os estudantes muito desconhecem a história do lugar que nasceram e/ou habitam e estudam, consequentemente, a relação identidade/pertencimento com a cidade são frágeis, porém possuem capacidade imensa de fortalecimento a partir das novas vivências." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13526_TB5345_14102025104109.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACI LOPES DOS SANTOS FARIAS" "autor_nome_curto" => "JACI LOPES" "autor_email" => "dra.jacilopes@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }