Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

É POSSÍVEL TRABALHAR O MÉTODO CIENTÍFICO E DESPERTAR O INTERESSE PELA BOTÂNICA COM PLANTAS ENCONTRADAS EM JARDINS OU CALÇADAS?

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O Ensino por Investigação é uma importante abordagem para atingir as competências específicas e as habilidades citadas na BNCC. Entretanto, as atividades práticas que visam trabalhar o método científico e conceitos biológicos geralmente são vistas como dificultosas devido a diversos fatores, como, por exemplo, a obtenção de material adequado. Contudo, tais problemáticas podem ser sanadas com a utilização de plantas, pois são um modelo de fácil acesso, contribuem na construção do “fazer científico” e a combater a impercepção botânica (dificuldade dos seres humanos em perceber a importância das plantas). Portanto, este trabalho teve como objetivo relatar uma atividade que visou ensinar o método científico e despertar o interesse pela Botânica com plantas comuns: Portulaca oleracea L., cosmopolita e encontrada em calçadas e jardins, e P. umbraticola Kunth. e suas variedades, nativa e ornamental (Portulacaceae). Para tal, alunos (n=9) do 6°, 7° e 8° de uma escola municipal do Rio de Janeiro dos Anos Finais do Ensino Fundamental de um projeto do contraturno assistiram uma aula expositiva dialógica sobre método científico e taxonomia, realizaram identificação das espécies supracitadas, experimentos de propagação vegetativa a partir de caule, folha e metade de folha (n=3 cada) das duas espécies em substratos diferentes, levantaram hipóteses sobre a identificação e o tempo de produção de raízes. De acordo com as hipóteses, duas delas eram verdadeiras. Após a conferência dos resultados, houve uma discussão, comparação com bibliografias e apresentação dos resultados para suas turmas do horário regular. Vale destacar, que os colegas apresentaram interesse em realizar as atividades. Além dos conteúdos supracitados, devido às perguntas dos discentes, abordou-se alimentação com plantas alimentícias não convencionais, polinização e reprodução de angiospermas. Este trabalho demonstra que é viável utilizar espécies comuns e de fácil acesso para realizar investigação científica, atividades práticas e despertar o interesse pela botânica.

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