PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DOS MATERIAIS HEURÍSTICOS: AÇÕES, MEDIAÇÕES E INTERVENÇÕES.
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O trabalho foi instituído pela Orientadora Educacional em duas creches populares, onde as interações e brincadeiras derivadas do campo desta modalidade de aprendizagem promovem a criatividade e o protagonismo infantil. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza básica, a partir da análise de estudo de casos simultâneos. Para o estudo, buscou-se o diálogo com as proposições dos autores Goldschmied e Jackson (2006), Barbosa e Horn (2008), além dos documentos oficiais como a Constituição Federal, de 1988, a LDBEN, de 1996, e as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil (DCNEI) de 2009, BNCC (2017), Ferreira (2025) e Rocha (2025). Os resultados no campo ratificam o que a teoria aponta acerca desta proposta heurística, fomentando a autonomia e a construção de aprendizagens significativas, ampliando vivências interdisciplinares para as crianças. 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