Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TORNANDO-SE INSETO: SEQUÊNCIA DE AULAS INVESTIGATIVAS PARA O ENSINO DA ENTOMOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Os invertebrados são tratados muitas vezes como um conjunto de animais em que há “curiosidades” a se destacar. E os insetos são apenas citados brevemente em aulas de Biologia. Utilizando a abordagem didática do ensino por investigação, com o intuito de enfatizar esse conteúdo pouco abordado e promover a alfabetização científica, desenvolveu-se com 17 estudantes da 2ª série do Ensino Médio, numa escola estadual da Paraíba, no município de Campina Grande, a atividade de uma disciplina do Programa de Pós-graduação em Ensino de Biologia (Profbio/UFPB) em 2024. Para isso foi elaborada uma Sequência Didática Investigativa (SDI) a partir de avaliação diagnóstica sobre os artrópodes e os insetos em particular. A SDI foi aplicada em dois momentos de duas aulas geminadas. No primeiro momento os estudantes investigaram a evolução do Filo Arthropoda. No segundo momento foram trabalhados os ciclos de desenvolvimento dos insetos e sua morfologia básica. Iniciando-se, em ambos os momentos, com a apresentação de perguntas norteadoras, os estudantes foram instruídos a elaborarem hipóteses que posteriormente poderiam ser reelaboradas, se necessário. Para auxiliá-los na investigação e testar suas hipóteses, os estudantes utilizaram jogos de quebra-cabeças, textos e vídeos pré-selecionados. Os resultados indicam que a SDI contribuiu para a melhora da percepção dos estudantes sobre os artrópodes, ampliando sua compreensão sobre a diversidade e características do grupo. Observou-se um avanço na alfabetização científica, com a ressignificação de conceitos prévios e apropriação de termos científicos. A abordagem investigativa e lúdica promoveu um maior engajamento dos alunos, favorecendo um aprendizado mais participativo. Primeiramente, os estudantes demonstraram dificuldades em classificar os artrópodes, porém, com o progresso das atividades, demonstraram melhora na organização e identificação das características desses organismos. Destaca-se dos resultados a eficiência das metodologias ativas, como gamificação e ensino por investigação, na superação de desafios e no estímulo ao aprendizado significativo.

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