Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO DO POTENCIAL FORMATIVO DE ESPAÇOS EDUCACIONAIS NÃO FORMAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Explorar locais e possibilidades educacionais fora do âmbito escolar é uma das ferramentas que podem ser utilizadas por professores que visam efetivar a aprendizagem dos estudantes sobre conteúdos curriculares relacionados a Ciências e Biologia. Aulas realizadas em espaços educacionais não formais, como museus, parques e zoológicos, são capazes de despertar o interesse e o senso investigativo dos discentes. Além de oferecer o aprendizado de conteúdos curriculares fora das instituições de ensino, a educação em espaços não formais, quando bem planejada, proporciona aos estudantes o desenvolvimento do pensamento crítico em relação ao contexto social em que estão inseridos. Dessa forma, o presente trabalho objetiva avaliar o possível potencial formativo de espaços educacionais não formais no ensino de Ciências e Biologia. Assim, para a concretização da pesquisa, espaços educacionais considerados não formais foram escolhidos para serem avaliados em relação ao seu potencial formativo, foram eles: Zoológico de Aracaju, Museu da Gente Sergipana, Projeto Tamar de Aracaju e Praia de Atalaia. Para a avaliação desses locais foi utilizado um roteiro de investigação de espaços educacionais não formais composto por questões relacionadas à identificação dos espaços, ao contexto sócio-histórico, ao perfil dos mediadores educativos e às estratégias utilizadas para difusão dos conhecimentos, esses últimos quando disponíveis em contextos institucionais. Os dados coletados foram agrupados em tópicos, os quais envolvem informações descritivas sobre o espaço, os recursos educativos encontrados e sugestões de conteúdos e temáticas curriculares a serem trabalhadas. A partir da presença de recursos educativos e da utilização de estratégias de disseminação do conhecimento científico foi possível identificar que todos os espaços escolhidos possuem potencial formativo associado ao ensino de Ciências e Biologia. Ainda, foi constatado que o tema de conservação ambiental pode ser abordado em todos os espaços educacionais não formais visitados, o que contribui para uma educação sensível às problemáticas ambientais.

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