UNIVERSIDADE PÚBLICA NO SÉCULO XXI: RAÍZES HISTÓRICAS E CAMINHOS POSSÍVEIS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127029 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4996 "inscrito_id" => 3913 "titulo" => "UNIVERSIDADE PÚBLICA NO SÉCULO XXI: RAÍZES HISTÓRICAS E CAMINHOS POSSÍVEIS" "resumo" => "As universidades, enquanto instituições sociais, surgiram em diferentes contextos históricos e geográficos com a função de sistematizar saberes, difundir ideias cívico-religiosas e formar elites intelectuais. Contudo, esses modelos seguiram alguns padrões a partir de marcadores específicos da história como a Idade Média e Moderna, em que buscava principalmente difundir ideias religiosas e organizar o conhecimento a partir da religião. Na idade Contemporânea buscou dedicar-se a formação da burguesia seguido da necessidade de formar a força trabalhadora especializada e técnica. Dos modelos orientais e ocidentais, essas instituições evoluíram segundo interesses culturais, religiosos e políticos. No Brasil, a universidade se estruturou tardiamente devido principalmente a imposições do sistema de colonização implantado no país. Ao longo dos séculos XIX e XX buscou se estruturar na direção dos grandes centros com posterior movimento de interiorização. No século XXI a universidade pública brasileira enfrenta desafios como a precarização de recursos, a rigidez curricular, a evasão estudantil e a desconexão entre formação acadêmica e inserção profissional. Este trabalho tem como objetivo analisar criticamente o papel da universidade brasileira contemporânea à luz de sua trajetória histórica, discutindo tensões entre sua função social e as demandas do presente. Este trabalho se baseia em autores como Boaventura de Souza Santos e Aldo Janotti. Os procedimentos metodológicos foram os seguintes: a) levantamento de referências; b) revisão da literatura. Os resultados indicam que, apesar das adversidades, a universidade brasileira mantém-se como espaço estratégico de produção do conhecimento, inclusão social e resistência crítica. No entanto, necessita de maior integração entre formação e mercado de trabalho e de políticas públicas efetivas de permanência estudantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3913_TB4996_24102025181324.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARTHA PRISCILA BEZERRA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "PRISCILA" "autor_email" => "mpbcila@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127029 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4996 "inscrito_id" => 3913 "titulo" => "UNIVERSIDADE PÚBLICA NO SÉCULO XXI: RAÍZES HISTÓRICAS E CAMINHOS POSSÍVEIS" "resumo" => "As universidades, enquanto instituições sociais, surgiram em diferentes contextos históricos e geográficos com a função de sistematizar saberes, difundir ideias cívico-religiosas e formar elites intelectuais. Contudo, esses modelos seguiram alguns padrões a partir de marcadores específicos da história como a Idade Média e Moderna, em que buscava principalmente difundir ideias religiosas e organizar o conhecimento a partir da religião. Na idade Contemporânea buscou dedicar-se a formação da burguesia seguido da necessidade de formar a força trabalhadora especializada e técnica. Dos modelos orientais e ocidentais, essas instituições evoluíram segundo interesses culturais, religiosos e políticos. No Brasil, a universidade se estruturou tardiamente devido principalmente a imposições do sistema de colonização implantado no país. Ao longo dos séculos XIX e XX buscou se estruturar na direção dos grandes centros com posterior movimento de interiorização. No século XXI a universidade pública brasileira enfrenta desafios como a precarização de recursos, a rigidez curricular, a evasão estudantil e a desconexão entre formação acadêmica e inserção profissional. Este trabalho tem como objetivo analisar criticamente o papel da universidade brasileira contemporânea à luz de sua trajetória histórica, discutindo tensões entre sua função social e as demandas do presente. Este trabalho se baseia em autores como Boaventura de Souza Santos e Aldo Janotti. Os procedimentos metodológicos foram os seguintes: a) levantamento de referências; b) revisão da literatura. Os resultados indicam que, apesar das adversidades, a universidade brasileira mantém-se como espaço estratégico de produção do conhecimento, inclusão social e resistência crítica. No entanto, necessita de maior integração entre formação e mercado de trabalho e de políticas públicas efetivas de permanência estudantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3913_TB4996_24102025181324.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARTHA PRISCILA BEZERRA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "PRISCILA" "autor_email" => "mpbcila@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }