UTILIZAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NAS HISTÓRIAS E LENDAS AMAZÔNICAS PARAENSES.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126161 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2874 "inscrito_id" => 3308 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NAS HISTÓRIAS E LENDAS AMAZÔNICAS PARAENSES." "resumo" => "O presente resumo trata sobre a utilização da inteligência artificial nas histórias e nas lendas amazônicas paraenses, com o seguinte objetivo: analisar a contribuição da inteligência artificial (AI) nas histórias e lendas amazônicas paraenses, e como objetivos específicos: descrever a importância da Inteligência Artificial na história; investigar como a leitura valoriza o folclore amazônico paraense e pesquisar sobre os benefícios da tecnologia para a educação no contexto amazônico. A base teórica consiste em autores como Veloso (2013) e Rodrigues e Canan (2024) os quais contribuíram com o entendimento sobre a importância da leitura para o desenvolvimento do aluno e em virtude disso, é importante destacar que as transformações do mundo influenciam, também, na construção da leitura, pois o desenvolvimento tecnológico possibilita que a leitura seja mais interessante, já que com a ampliação da própria tecnologia muitos alunos não se interessam por leitura. A metodologia do estudo é composta pela pesquisa bibliográfica e documental defendida por Severino (2013), a qual possui três fases: o planejamento e preparação da pesquisa; o levantamento bibliográfico em si, com a busca e obtenção dos resultados; e a análise e uso dos documentos identificados de acordo com Schwarz (2023), onde nos debruçamos nas pesquisa produzidas nos anos de 2020 - 2024, utilizando a documentação como coleta de dados (Severino, 2013), a partir da abordagem qualitativa (Rhoden, Zancan, 2020), método crítico dialético (Cunha, Sousa, Silva, 2023), e análise de dados abordada por Fontana; Pereira (2023), a qual é dividida em três etapas: pré-análise, organização do material e tratamento do material. Assim, a pesquisa contribui com o público acadêmico e com as demais pessoas, pois proporciona um melhor entendimento sobre a importância dos livros imersíveis na educação, focando nas lendas e histórias na Amazônia paraense, proporcionando valorização das mesmas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3308_TB2874_10112025234237.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BIANCA BEATRIZ SILVA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "BIANCA BEATRIZ" "autor_email" => "biancabeatriz75@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126161 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2874 "inscrito_id" => 3308 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NAS HISTÓRIAS E LENDAS AMAZÔNICAS PARAENSES." "resumo" => "O presente resumo trata sobre a utilização da inteligência artificial nas histórias e nas lendas amazônicas paraenses, com o seguinte objetivo: analisar a contribuição da inteligência artificial (AI) nas histórias e lendas amazônicas paraenses, e como objetivos específicos: descrever a importância da Inteligência Artificial na história; investigar como a leitura valoriza o folclore amazônico paraense e pesquisar sobre os benefícios da tecnologia para a educação no contexto amazônico. A base teórica consiste em autores como Veloso (2013) e Rodrigues e Canan (2024) os quais contribuíram com o entendimento sobre a importância da leitura para o desenvolvimento do aluno e em virtude disso, é importante destacar que as transformações do mundo influenciam, também, na construção da leitura, pois o desenvolvimento tecnológico possibilita que a leitura seja mais interessante, já que com a ampliação da própria tecnologia muitos alunos não se interessam por leitura. A metodologia do estudo é composta pela pesquisa bibliográfica e documental defendida por Severino (2013), a qual possui três fases: o planejamento e preparação da pesquisa; o levantamento bibliográfico em si, com a busca e obtenção dos resultados; e a análise e uso dos documentos identificados de acordo com Schwarz (2023), onde nos debruçamos nas pesquisa produzidas nos anos de 2020 - 2024, utilizando a documentação como coleta de dados (Severino, 2013), a partir da abordagem qualitativa (Rhoden, Zancan, 2020), método crítico dialético (Cunha, Sousa, Silva, 2023), e análise de dados abordada por Fontana; Pereira (2023), a qual é dividida em três etapas: pré-análise, organização do material e tratamento do material. Assim, a pesquisa contribui com o público acadêmico e com as demais pessoas, pois proporciona um melhor entendimento sobre a importância dos livros imersíveis na educação, focando nas lendas e histórias na Amazônia paraense, proporcionando valorização das mesmas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3308_TB2874_10112025234237.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BIANCA BEATRIZ SILVA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "BIANCA BEATRIZ" "autor_email" => "biancabeatriz75@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }