A SÉRIE “UMA ADVOGADA EXTRAORDINÁRIA” E SUAS RELAÇÕES COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126016 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2548 "inscrito_id" => 7448 "titulo" => "A SÉRIE “UMA ADVOGADA EXTRAORDINÁRIA” E SUAS RELAÇÕES COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA" "resumo" => "A pesquisa investigou a representação do Transtorno do Espectro Autista (TEA) na série Uma Advogada Extraordinária e suas implicações na percepção pública sobre as características, desafios e potencialidades das pessoas autistas. O objetivo geral foi analisar a representação do TEA na série, enquanto os objetivos específicos incluíram o desenvolvimento de materiais pedagógicos baseados na obra para o ensino de Ciências da Natureza e a elaboração de planejamentos de aulas que correlacionassem a narrativa a conteúdos dessa área, como o estudo de baleias. A abordagem qualitativa adotou a análise de conteúdo segundo Bardin (2011), seguindo as etapas de pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados e interpretação, além da aplicação de metodologias para desenvolvimento de materiais pedagógicos e planos de aula. A análise da série destacou uma abordagem sensível e realista do TEA, retratando tanto desafios quanto habilidades únicas por meio da protagonista, Woo Young-woo. A série promove inclusão, respeito e apoio social, ao mesmo tempo que desafia estereótipos, ao apresentar uma personagem brilhante e analítica. Essa representação foi corroborada por obras como "NeuroTribes" e "The Reason I Jump", que reforçam a importância da neurodiversidade e perspectivas autistas. Foram desenvolvidos materiais pedagógicos que utilizam cenas da série para sensibilizar sobre o TEA, promover a inclusão e ensinar conceitos científicos de forma inovadora. Além disso, as aulas planejadas integraram o hiperfoco da protagonista em baleias a conceitos interdisciplinares de Biologia, Química, Física e Matemática, demonstrando como interesses específicos podem ser utilizados para incentivar o aprendizado e o engajamento dos estudantes. A conexão entre representações midiáticas e educação resultou em uma abordagem inclusiva e criativa que contribui para a sensibilização sobre o TEA e inovação pedagógica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7448_TB2548_21102025154112.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILLIAN BEATRIZE RODRIGUES FERNANDES" "autor_nome_curto" => "LILLIAN" "autor_email" => "lily.rodriguesf@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ (UEAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126016 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2548 "inscrito_id" => 7448 "titulo" => "A SÉRIE “UMA ADVOGADA EXTRAORDINÁRIA” E SUAS RELAÇÕES COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA" "resumo" => "A pesquisa investigou a representação do Transtorno do Espectro Autista (TEA) na série Uma Advogada Extraordinária e suas implicações na percepção pública sobre as características, desafios e potencialidades das pessoas autistas. O objetivo geral foi analisar a representação do TEA na série, enquanto os objetivos específicos incluíram o desenvolvimento de materiais pedagógicos baseados na obra para o ensino de Ciências da Natureza e a elaboração de planejamentos de aulas que correlacionassem a narrativa a conteúdos dessa área, como o estudo de baleias. A abordagem qualitativa adotou a análise de conteúdo segundo Bardin (2011), seguindo as etapas de pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados e interpretação, além da aplicação de metodologias para desenvolvimento de materiais pedagógicos e planos de aula. A análise da série destacou uma abordagem sensível e realista do TEA, retratando tanto desafios quanto habilidades únicas por meio da protagonista, Woo Young-woo. A série promove inclusão, respeito e apoio social, ao mesmo tempo que desafia estereótipos, ao apresentar uma personagem brilhante e analítica. Essa representação foi corroborada por obras como "NeuroTribes" e "The Reason I Jump", que reforçam a importância da neurodiversidade e perspectivas autistas. Foram desenvolvidos materiais pedagógicos que utilizam cenas da série para sensibilizar sobre o TEA, promover a inclusão e ensinar conceitos científicos de forma inovadora. Além disso, as aulas planejadas integraram o hiperfoco da protagonista em baleias a conceitos interdisciplinares de Biologia, Química, Física e Matemática, demonstrando como interesses específicos podem ser utilizados para incentivar o aprendizado e o engajamento dos estudantes. A conexão entre representações midiáticas e educação resultou em uma abordagem inclusiva e criativa que contribui para a sensibilização sobre o TEA e inovação pedagógica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7448_TB2548_21102025154112.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILLIAN BEATRIZE RODRIGUES FERNANDES" "autor_nome_curto" => "LILLIAN" "autor_email" => "lily.rodriguesf@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ (UEAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }