Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DOCENTE PARA A INCLUSÃO: O QUE DIZEM FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA?

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo investiga as percepções de futuros professores de Matemática sobre sua formação para atuar em salas de aula inclusivas, levando em consideração a diversidade de necessidades dos estudantes. Para tanto, serão discutidos alguns aspectos da literatura no que se refere às teorias e abordagens pedagógicas que favorecem a inclusão no ensino da Matemática, assim como as lacunas existentes na formação inicial dos professores para lidar com essa realidade. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e inclui o desenvolvimento de entrevistas semiestruturadas com estudantes do curso de Licenciatura em Matemática, com o objetivo de compreender suas experiências, conhecimentos prévios, desafios e expectativas em relação à inclusão na sala de aula. O contexto abrange licenciandos em Matemática que já tiveram experiência prática em ambientes escolares, por meio da participação no Programa Residência Pedagógica (PRP), no Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), ou que já tenham cursado algum componente curricular relacionado ao Estágio Supervisionado. Os resultados indicam que, embora os futuros docentes reconheçam a importância da inclusão, muitos se sentem inseguros quanto à aplicação de estratégias pedagógicas adequadas. Além disso, observa-se a necessidade de uma maior formação prática e teórica sobre Educação Inclusiva durante a graduação, com a implementação de componentes curriculares específicos e atividades formativas que promovam um maior preparo dos professores para atuar em contextos inclusivos.

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