FORMAÇÃO DOCENTE PARA A INCLUSÃO: O QUE DIZEM FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA?
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127024 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4985 "inscrito_id" => 13612 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE PARA A INCLUSÃO: O QUE DIZEM FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA?" "resumo" => "Este artigo investiga as percepções de futuros professores de Matemática sobre sua formação para atuar em salas de aula inclusivas, levando em consideração a diversidade de necessidades dos estudantes. Para tanto, serão discutidos alguns aspectos da literatura no que se refere às teorias e abordagens pedagógicas que favorecem a inclusão no ensino da Matemática, assim como as lacunas existentes na formação inicial dos professores para lidar com essa realidade. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e inclui o desenvolvimento de entrevistas semiestruturadas com estudantes do curso de Licenciatura em Matemática, com o objetivo de compreender suas experiências, conhecimentos prévios, desafios e expectativas em relação à inclusão na sala de aula. O contexto abrange licenciandos em Matemática que já tiveram experiência prática em ambientes escolares, por meio da participação no Programa Residência Pedagógica (PRP), no Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), ou que já tenham cursado algum componente curricular relacionado ao Estágio Supervisionado. Os resultados indicam que, embora os futuros docentes reconheçam a importância da inclusão, muitos se sentem inseguros quanto à aplicação de estratégias pedagógicas adequadas. Além disso, observa-se a necessidade de uma maior formação prática e teórica sobre Educação Inclusiva durante a graduação, com a implementação de componentes curriculares específicos e atividades formativas que promovam um maior preparo dos professores para atuar em contextos inclusivos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13612_TB4985_20102025135355.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAINE SOUZA SANTANA" "autor_nome_curto" => "THAINE" "autor_email" => "thaine.santana@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127024 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4985 "inscrito_id" => 13612 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE PARA A INCLUSÃO: O QUE DIZEM FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA?" "resumo" => "Este artigo investiga as percepções de futuros professores de Matemática sobre sua formação para atuar em salas de aula inclusivas, levando em consideração a diversidade de necessidades dos estudantes. Para tanto, serão discutidos alguns aspectos da literatura no que se refere às teorias e abordagens pedagógicas que favorecem a inclusão no ensino da Matemática, assim como as lacunas existentes na formação inicial dos professores para lidar com essa realidade. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e inclui o desenvolvimento de entrevistas semiestruturadas com estudantes do curso de Licenciatura em Matemática, com o objetivo de compreender suas experiências, conhecimentos prévios, desafios e expectativas em relação à inclusão na sala de aula. O contexto abrange licenciandos em Matemática que já tiveram experiência prática em ambientes escolares, por meio da participação no Programa Residência Pedagógica (PRP), no Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), ou que já tenham cursado algum componente curricular relacionado ao Estágio Supervisionado. Os resultados indicam que, embora os futuros docentes reconheçam a importância da inclusão, muitos se sentem inseguros quanto à aplicação de estratégias pedagógicas adequadas. Além disso, observa-se a necessidade de uma maior formação prática e teórica sobre Educação Inclusiva durante a graduação, com a implementação de componentes curriculares específicos e atividades formativas que promovam um maior preparo dos professores para atuar em contextos inclusivos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13612_TB4985_20102025135355.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAINE SOUZA SANTANA" "autor_nome_curto" => "THAINE" "autor_email" => "thaine.santana@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }