Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZAÇÃO DE ESPÉCIMES TAXIDERMIZADAS NO ENSINO DE BIOLOGIA COMO FORMA DE MITIGAR O DÉFICIT NO ENSINO E APRENDIZAGEM

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Biologia é uma disciplina que tem um papel muito importante, pois trabalha temáticas ecológicas e ambientais, o que promove o desenvolvimento do senso crítico. Contudo, o ensino de biologia nas escolas públicas enfrenta impasses relacionados à carga horária da disciplina e à predominância do método tradicional de ensino na sala de aula, o que acaba por prejudicar o processo de ensino e aprendizagem. Diante disso, o desenvolvimento de aulas mais dinâmicas é essencial. Este trabalho tem o objetivo de relatar a realização de aulas práticas de biologia sobre o filo Chordata, utilizando animais taxidermizados. O referencial teórico foi pautado em trabalhos voltados à aprendizagem ativa e multissensorial. As aulas foram realizadas com os alunos dos 2º anos de uma Escola de Referência em Ensino Médio (EREM), situada no Recife, durante o Estágio em Ensino de Biologia 4, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O conteúdo foi trabalhado utilizando exemplares taxidermizados de animais pertencentes aos grupos anfíbios, répteis, aves e mamíferos disponibilizados pela UFPE. Para suprir a falta de representantes do grupo dos Peixes, foram projetadas imagens usando o datashow. Além disso, foi realizada uma dinâmica de revisão intitulada: quem sou eu?. Fazer o uso de materiais didáticos concretos na aula tornou o processo de aprendizagem mais significativo, pois proporcionou diferentes estímulos sensoriais, despertando a curiosidade e o interesse dos estudantes, gerando debates e uma aprendizagem ativa. Nesse sentido, explorar o processo de ensino e aprendizagem utilizando peças didáticas ou animais taxidermizados atrelada a dinâmicas, faz com que a aula do professor saia do tradicionalismo, permitindo que os discentes tenham uma imersão diferenciada durante a construção do conhecimento.

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