Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DE EXPERIMENTO EDUCACIONAL APLICADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126399
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3421
    "inscrito_id" => 1802
    "titulo" => "ANÁLISE DE EXPERIMENTO EDUCACIONAL APLICADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "Os experimentos educacionais são uma forma prática usada para consolidação do conhecimento teórico aplicado em sala, de modo que é possível analisar o desempenho dos estudantes e proporcionar a interação e participação dos mesmos, promovendo assim o ensino-aprendizagem. Ainda, desenvolver essa técnica experimental desperta o interesse dos estudantes na área de ciências e promove a compreensão científica. As aulas práticas são de grande ajuda no desenvolvimento de alguns conceitos científicos, além de permitir que os estudantes aprendam como abordar mais objetivamente o seu mundo e encontrar soluções para problemas complexos. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes com o uso de experimento educacional. Tal experimento foi desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Elça Carvalho da Fonseca, localizada no município de Cuité-PB, no período de 5 de Outubro de 2023. As ações foram aplicadas durante a disciplina de ciências, na turma do 7° ano C, sendo conduzidas pelos discentes pibidianos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, sob supervisão da docente escolar. A prática teve como ênfase revisar o conteúdo sobre o “efeito estufa”, levando uma proposta que aproximasse os estudantes de forma objetiva sobre como o fenômeno do efeito estufa acontecia, demonstrando de forma visual com uso de materiais de fácil obtenção (pires, copos de vidro, fósforo e água quente). Para validar a importância do método experimental, foi desenvolvido um questionário qualitativo, composto por quatro questões de múltipla escolha, registrando o grau de concordância dos estudantes sobre seus desempenhos. Dentre os principais resultados destacamos a concordância total no entendimento da contribuição das metodologias experimentais para o seu processo de aprendizagem. Consideramos que os resultados foram satisfatórios para esse método de abordagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1802_TB3421_20102025132748.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANK MARCELO DA SILVA ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "MARCELO ARAÚJO"
    "autor_email" => "frank.marcelo@estudante.ufcg.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126399
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3421
    "inscrito_id" => 1802
    "titulo" => "ANÁLISE DE EXPERIMENTO EDUCACIONAL APLICADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "Os experimentos educacionais são uma forma prática usada para consolidação do conhecimento teórico aplicado em sala, de modo que é possível analisar o desempenho dos estudantes e proporcionar a interação e participação dos mesmos, promovendo assim o ensino-aprendizagem. Ainda, desenvolver essa técnica experimental desperta o interesse dos estudantes na área de ciências e promove a compreensão científica. As aulas práticas são de grande ajuda no desenvolvimento de alguns conceitos científicos, além de permitir que os estudantes aprendam como abordar mais objetivamente o seu mundo e encontrar soluções para problemas complexos. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes com o uso de experimento educacional. Tal experimento foi desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Elça Carvalho da Fonseca, localizada no município de Cuité-PB, no período de 5 de Outubro de 2023. As ações foram aplicadas durante a disciplina de ciências, na turma do 7° ano C, sendo conduzidas pelos discentes pibidianos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, sob supervisão da docente escolar. A prática teve como ênfase revisar o conteúdo sobre o “efeito estufa”, levando uma proposta que aproximasse os estudantes de forma objetiva sobre como o fenômeno do efeito estufa acontecia, demonstrando de forma visual com uso de materiais de fácil obtenção (pires, copos de vidro, fósforo e água quente). Para validar a importância do método experimental, foi desenvolvido um questionário qualitativo, composto por quatro questões de múltipla escolha, registrando o grau de concordância dos estudantes sobre seus desempenhos. Dentre os principais resultados destacamos a concordância total no entendimento da contribuição das metodologias experimentais para o seu processo de aprendizagem. Consideramos que os resultados foram satisfatórios para esse método de abordagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1802_TB3421_20102025132748.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANK MARCELO DA SILVA ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "MARCELO ARAÚJO"
    "autor_email" => "frank.marcelo@estudante.ufcg.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Os experimentos educacionais são uma forma prática usada para consolidação do conhecimento teórico aplicado em sala, de modo que é possível analisar o desempenho dos estudantes e proporcionar a interação e participação dos mesmos, promovendo assim o ensino-aprendizagem. Ainda, desenvolver essa técnica experimental desperta o interesse dos estudantes na área de ciências e promove a compreensão científica. As aulas práticas são de grande ajuda no desenvolvimento de alguns conceitos científicos, além de permitir que os estudantes aprendam como abordar mais objetivamente o seu mundo e encontrar soluções para problemas complexos. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes com o uso de experimento educacional. Tal experimento foi desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Elça Carvalho da Fonseca, localizada no município de Cuité-PB, no período de 5 de Outubro de 2023. As ações foram aplicadas durante a disciplina de ciências, na turma do 7° ano C, sendo conduzidas pelos discentes pibidianos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, sob supervisão da docente escolar. A prática teve como ênfase revisar o conteúdo sobre o “efeito estufa”, levando uma proposta que aproximasse os estudantes de forma objetiva sobre como o fenômeno do efeito estufa acontecia, demonstrando de forma visual com uso de materiais de fácil obtenção (pires, copos de vidro, fósforo e água quente). Para validar a importância do método experimental, foi desenvolvido um questionário qualitativo, composto por quatro questões de múltipla escolha, registrando o grau de concordância dos estudantes sobre seus desempenhos. Dentre os principais resultados destacamos a concordância total no entendimento da contribuição das metodologias experimentais para o seu processo de aprendizagem. Consideramos que os resultados foram satisfatórios para esse método de abordagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.