Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DO JOGO “ENERGIZAÇÃO” COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo descrever como a aplicação do jogo didático “energizAÇÃO” pode ser utilizado como ferramenta pedagógica na aprendizagem de conteúdos de Ciências. A pesquisa foi realizada no 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Unidade Mais Integrada Ananias Murad, localizada no município de Codó-MA, durante o Estagio Supervisionado Docente. A proposta aborda o impacto dos jogos no desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais dos estudantes, destacando sua capacidade de tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico e motivador. A finalidade é mostrar por meio do jogo didático, que conteúdos abstratos e de difícil entendimento como é o caso da Ciências pode facilitar o entendimento dos alunos, ao mesmo tempo estimula a colaboração, o pensamento crítico e a resolução de problemas. O trabalho também observou o envolvimento dos estudantes durante as atividades, destacando a receptividade deles ao uso de metodologias ativas. Ademais, o estudo sugere que o uso de jogos didáticos na aprendizagem contribui significativamente para o desenvolvimento de habilidades importantes para o futuro do alunado.

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