Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INCENTIVO A LEITURA E ESCRITA ATRAVÉS DO CORPO: O PROJETO NAVEGANDO NA POESIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126899
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4728
    "inscrito_id" => 13129
    "titulo" => "INCENTIVO A LEITURA E ESCRITA ATRAVÉS DO CORPO: O PROJETO NAVEGANDO NA POESIA"
    "resumo" => "O projeto Navegando na Poesia possui como objetivo geral promover o acesso a leitura e escrita através de atividades lúdicas e participativas levando em consideração a cultura local e regional em 43 escolas nas turmas de 3º a 5º anos de 11 municípios da Bacia de Campos no estado do Rio de Janeiro. As oficinas possuem como referenciais teórico metodológicos Paulo Freire, Nelly Novaes Coelho, Manoel de Barros, Augusto Boal, Viola Spolin, Jean-Pyerre Ryngaert, Émile Dalcroze, Rudolf Laban entre outros. O Projeto Navegando na Poesia possui três ações principais para promover leitura e escrita nos territórios dentre as quais estão as oficinas literárias para os educandos, oficinas de formação para profissionais da educação básica municipal e eventos para a comunidade escolar. O escopo teórico do projeto compreende que a experiência da leitura incorporada à brincadeira em sala de aula, à pedagogia dos jogos teatrais e metodologias ativas que suscitam a corporeidade de maneira libertadora no espaço escolar promove a espontaneidade dos educandos para a criação poética, seja ela expressa no próprio corpo, em desenho ou escrita de maneira crítica. O trabalho se propõe a apresentar o alcance da edição atual do projeto, período entre segundo semestre de 2022 e segundo semestre de 2025. Destacando o número de educandos e membros da comunidade escolar atendidos, que foram de 5263 crianças e 430 adultos; as 1214 de oficinas de educandos e 198 oficinas de professores; e 89 eventos realizados, o volume de poesias produzidas pelos participantes, que foram 20553 nas oficinas de educandos e 517 nas oficinas de professores. E, ainda, apresentaremos alguns indicadores que representam os efeitos das ações desenvolvidas relacionados ao acompanhamento de escrita, de interesse por leitura e de interesse por temáticas abordadas nas oficinas literárias que dizem respeito aos saberes das culturas indígenas, afro-brasileiras e de diversidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13129_TB4728_30102025175009.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAIO OMAR FREIRE QUINTANILHA"
    "autor_nome_curto" => "CAIO OMAR"
    "autor_email" => "caio@associacaoraizes.org.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE (IF FLUMINENSE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126899
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4728
    "inscrito_id" => 13129
    "titulo" => "INCENTIVO A LEITURA E ESCRITA ATRAVÉS DO CORPO: O PROJETO NAVEGANDO NA POESIA"
    "resumo" => "O projeto Navegando na Poesia possui como objetivo geral promover o acesso a leitura e escrita através de atividades lúdicas e participativas levando em consideração a cultura local e regional em 43 escolas nas turmas de 3º a 5º anos de 11 municípios da Bacia de Campos no estado do Rio de Janeiro. As oficinas possuem como referenciais teórico metodológicos Paulo Freire, Nelly Novaes Coelho, Manoel de Barros, Augusto Boal, Viola Spolin, Jean-Pyerre Ryngaert, Émile Dalcroze, Rudolf Laban entre outros. O Projeto Navegando na Poesia possui três ações principais para promover leitura e escrita nos territórios dentre as quais estão as oficinas literárias para os educandos, oficinas de formação para profissionais da educação básica municipal e eventos para a comunidade escolar. O escopo teórico do projeto compreende que a experiência da leitura incorporada à brincadeira em sala de aula, à pedagogia dos jogos teatrais e metodologias ativas que suscitam a corporeidade de maneira libertadora no espaço escolar promove a espontaneidade dos educandos para a criação poética, seja ela expressa no próprio corpo, em desenho ou escrita de maneira crítica. O trabalho se propõe a apresentar o alcance da edição atual do projeto, período entre segundo semestre de 2022 e segundo semestre de 2025. Destacando o número de educandos e membros da comunidade escolar atendidos, que foram de 5263 crianças e 430 adultos; as 1214 de oficinas de educandos e 198 oficinas de professores; e 89 eventos realizados, o volume de poesias produzidas pelos participantes, que foram 20553 nas oficinas de educandos e 517 nas oficinas de professores. E, ainda, apresentaremos alguns indicadores que representam os efeitos das ações desenvolvidas relacionados ao acompanhamento de escrita, de interesse por leitura e de interesse por temáticas abordadas nas oficinas literárias que dizem respeito aos saberes das culturas indígenas, afro-brasileiras e de diversidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13129_TB4728_30102025175009.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAIO OMAR FREIRE QUINTANILHA"
    "autor_nome_curto" => "CAIO OMAR"
    "autor_email" => "caio@associacaoraizes.org.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE (IF FLUMINENSE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O projeto Navegando na Poesia possui como objetivo geral promover o acesso a leitura e escrita através de atividades lúdicas e participativas levando em consideração a cultura local e regional em 43 escolas nas turmas de 3º a 5º anos de 11 municípios da Bacia de Campos no estado do Rio de Janeiro. As oficinas possuem como referenciais teórico metodológicos Paulo Freire, Nelly Novaes Coelho, Manoel de Barros, Augusto Boal, Viola Spolin, Jean-Pyerre Ryngaert, Émile Dalcroze, Rudolf Laban entre outros. O Projeto Navegando na Poesia possui três ações principais para promover leitura e escrita nos territórios dentre as quais estão as oficinas literárias para os educandos, oficinas de formação para profissionais da educação básica municipal e eventos para a comunidade escolar. O escopo teórico do projeto compreende que a experiência da leitura incorporada à brincadeira em sala de aula, à pedagogia dos jogos teatrais e metodologias ativas que suscitam a corporeidade de maneira libertadora no espaço escolar promove a espontaneidade dos educandos para a criação poética, seja ela expressa no próprio corpo, em desenho ou escrita de maneira crítica. O trabalho se propõe a apresentar o alcance da edição atual do projeto, período entre segundo semestre de 2022 e segundo semestre de 2025. Destacando o número de educandos e membros da comunidade escolar atendidos, que foram de 5263 crianças e 430 adultos; as 1214 de oficinas de educandos e 198 oficinas de professores; e 89 eventos realizados, o volume de poesias produzidas pelos participantes, que foram 20553 nas oficinas de educandos e 517 nas oficinas de professores. E, ainda, apresentaremos alguns indicadores que representam os efeitos das ações desenvolvidas relacionados ao acompanhamento de escrita, de interesse por leitura e de interesse por temáticas abordadas nas oficinas literárias que dizem respeito aos saberes das culturas indígenas, afro-brasileiras e de diversidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.