FORMAÇÃO DE PROFESSORES SOBRE IDENTIFICAÇÃO PEDAGÓGICA DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
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De acordo com a Teoria dos Três Aneis (Renzulli,1986) o comportamento superdotado se manifesta de maneira singular que envolve a inteligencia acima de média, criatividade e motivação. Atualmente existem duas vias de identificação de AH/SD, sendo uma de abordagem clínica e outra de cunho pedagógico. A identificação pedagógica envolve uma multiplicidade de estimulos que favorece a expressão do comportamento superdotado em diferentes areas de interesse. Dessa forma o presente trabalho busca apresentar o relato de experiencia proveniente da Formação de Professores sobre a Identificação Pedagógica de AH/SD realizada pelo Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação do estado da Paraíba (NAAHS/PB). Realiza-se capacitações de equipes escolares com o objetivo de compartilhar o conteúdo teórico-prático sobre a identificação pedagógica para que os profissionais se tornem protagonistas desse processo que almeja atender as demandas educacionais individuais dos estudantes superdotados como prevê a Politica Nacional de Educação Especial na perspectiva inclusiva (2008). As capacitações são realizadas mediante solicitações de gestores do ensino regular da Paraíba com carga horária de 20 horas e são divididas em 05 módulos que discorrem sobre mitos e verdades, características emocionais e intelectuais, legislação, dupla condição, processo de identificação pedagógica e alternativas de enriquecimento curricular. Entre os anos de 2020 e 2024 foram capacitados 776 profissionais escolares distribuídos em 30 turmas de formação. Percebe-se que a partir das formações a qualificação dos atendimentos aos estudantes com AHSD." 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