Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONSTRUÇÃO COLETIVA DE PROJETOS AUTORAIS PARA ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128710
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9151
    "inscrito_id" => 19387
    "titulo" => "CONSTRUÇÃO COLETIVA DE PROJETOS AUTORAIS PARA ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO."
    "resumo" => "A necessidade de ampliar o atendimento aos estudantes com alta habilidades/superdotação (AH/SD) na educação básica, motivou o desenvolvimento do presente projeto, objetivando a inclusão de 5 estudantes matriculados e laudados nos segmentos fundamental 2 e médio do ColuniUFF, escola pública de tempo integral situado em Niterói-RJ. Apoiado nos estudos de Mantoan (2023), Renzulli (2002,2001), Gardner (2005) sobre inclusão, e Chassot (2002) sobre alfabetização científica, o projeto busca oferecer à estes estudantes a possibilidade de desenvolver atividades a partir de seus hiperfocos e temas interdisciplinares conectados com o mundo e seus desafios globais, por meio dos 18 objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS). Inicialmente, foi realizada uma sondagem, através de pesquisa aberta em formulário google, a fim de avaliar informações sobre a trajetória acadêmica e possibilitar a construção conjunta de propostas de trabalho baseadas nas principais áreas de interesse e ou hiperfocos. Através das respostas obtidas, foi possível identificar que estes estudantes têm seu desenvolvimento acadêmico comprometido não só pela falta de atendimento especializado, para estimular suas habilidades, mas também por questões associadas ao Bullying, à depressão e falta de interesse na escola e integração com a comunidade escolar. Após a criação do projeto e efetiva participação dos estudantes, através da abordagem da Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP), diferentes atividades estão sendo desenvolvidas, especialmente, a partir da ODS 14 - “Vida na Água”, já que a maioria dos estudantes demonstrou interesse pela cultura oceânica, seja pelo tema em si ou pela possibilidade de criar jogos virtuais, cards de divulgação científica, histórias em quadrinhos/animação e um aquário de peixes amazônicos integrado à uma horta hidropônica. As atividades estão sendo desenvolvidas de forma autônoma, solidária e colaborativa entre os estudantes AH/SD, que trocam experiências durante os encontros semanais e aprofundam suas pesquisas a partir de seus hiperfocos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID19387_TB9151_15102025202132.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERICA PIPAS MORGADO"
    "autor_nome_curto" => "ERICA"
    "autor_email" => "epipas@id.uff.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128710
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9151
    "inscrito_id" => 19387
    "titulo" => "CONSTRUÇÃO COLETIVA DE PROJETOS AUTORAIS PARA ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO."
    "resumo" => "A necessidade de ampliar o atendimento aos estudantes com alta habilidades/superdotação (AH/SD) na educação básica, motivou o desenvolvimento do presente projeto, objetivando a inclusão de 5 estudantes matriculados e laudados nos segmentos fundamental 2 e médio do ColuniUFF, escola pública de tempo integral situado em Niterói-RJ. Apoiado nos estudos de Mantoan (2023), Renzulli (2002,2001), Gardner (2005) sobre inclusão, e Chassot (2002) sobre alfabetização científica, o projeto busca oferecer à estes estudantes a possibilidade de desenvolver atividades a partir de seus hiperfocos e temas interdisciplinares conectados com o mundo e seus desafios globais, por meio dos 18 objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS). Inicialmente, foi realizada uma sondagem, através de pesquisa aberta em formulário google, a fim de avaliar informações sobre a trajetória acadêmica e possibilitar a construção conjunta de propostas de trabalho baseadas nas principais áreas de interesse e ou hiperfocos. Através das respostas obtidas, foi possível identificar que estes estudantes têm seu desenvolvimento acadêmico comprometido não só pela falta de atendimento especializado, para estimular suas habilidades, mas também por questões associadas ao Bullying, à depressão e falta de interesse na escola e integração com a comunidade escolar. Após a criação do projeto e efetiva participação dos estudantes, através da abordagem da Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP), diferentes atividades estão sendo desenvolvidas, especialmente, a partir da ODS 14 - “Vida na Água”, já que a maioria dos estudantes demonstrou interesse pela cultura oceânica, seja pelo tema em si ou pela possibilidade de criar jogos virtuais, cards de divulgação científica, histórias em quadrinhos/animação e um aquário de peixes amazônicos integrado à uma horta hidropônica. As atividades estão sendo desenvolvidas de forma autônoma, solidária e colaborativa entre os estudantes AH/SD, que trocam experiências durante os encontros semanais e aprofundam suas pesquisas a partir de seus hiperfocos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID19387_TB9151_15102025202132.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERICA PIPAS MORGADO"
    "autor_nome_curto" => "ERICA"
    "autor_email" => "epipas@id.uff.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A necessidade de ampliar o atendimento aos estudantes com alta habilidades/superdotação (AH/SD) na educação básica, motivou o desenvolvimento do presente projeto, objetivando a inclusão de 5 estudantes matriculados e laudados nos segmentos fundamental 2 e médio do ColuniUFF, escola pública de tempo integral situado em Niterói-RJ. Apoiado nos estudos de Mantoan (2023), Renzulli (2002,2001), Gardner (2005) sobre inclusão, e Chassot (2002) sobre alfabetização científica, o projeto busca oferecer à estes estudantes a possibilidade de desenvolver atividades a partir de seus hiperfocos e temas interdisciplinares conectados com o mundo e seus desafios globais, por meio dos 18 objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS). Inicialmente, foi realizada uma sondagem, através de pesquisa aberta em formulário google, a fim de avaliar informações sobre a trajetória acadêmica e possibilitar a construção conjunta de propostas de trabalho baseadas nas principais áreas de interesse e ou hiperfocos. Através das respostas obtidas, foi possível identificar que estes estudantes têm seu desenvolvimento acadêmico comprometido não só pela falta de atendimento especializado, para estimular suas habilidades, mas também por questões associadas ao Bullying, à depressão e falta de interesse na escola e integração com a comunidade escolar. Após a criação do projeto e efetiva participação dos estudantes, através da abordagem da Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP), diferentes atividades estão sendo desenvolvidas, especialmente, a partir da ODS 14 - “Vida na Água”, já que a maioria dos estudantes demonstrou interesse pela cultura oceânica, seja pelo tema em si ou pela possibilidade de criar jogos virtuais, cards de divulgação científica, histórias em quadrinhos/animação e um aquário de peixes amazônicos integrado à uma horta hidropônica. As atividades estão sendo desenvolvidas de forma autônoma, solidária e colaborativa entre os estudantes AH/SD, que trocam experiências durante os encontros semanais e aprofundam suas pesquisas a partir de seus hiperfocos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.