CIRCUITO DE ATIVIDADES MATEMÁTICAS: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126882 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4699 "inscrito_id" => 12163 "titulo" => "CIRCUITO DE ATIVIDADES MATEMÁTICAS: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES" "resumo" => "Este trabalho descreve a aplicação de uma atividade com alunos de Altas Habilidades cujo objetivo era desenvolver o raciocínio lógico por meio de jogos. A atividade foi realizada em dois polos no município de Joinville/SC, um municipal e um estadual, e foi planejada e conduzida por professores e licenciandos em Matemática vinculados ao programa de extensão “Playground da Matemática”, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A sequência didática aplicada, intitulada “Circuito de Atividades Matemáticas”, ofereceu desafios que buscavam estimular o pensamento lógico-matemático, a criatividade, o desenvolvimento de habilidades de aritmética e noções de geometria plana e espacial. O circuito contou com seis jogos de diferentes níveis de dificuldade, distribuídos em quatro estações, sendo uma delas composta por três jogos e as demais por um único jogo. Pela natureza do estudo, adotamos uma abordagem qualitativa e interpretativa, baseada nas reflexões dos responsáveis pela aplicação da sequência didática. Participaram 5 alunos do polo estadual e 12 do polo municipal, com idades entre 8 e 13 anos, todos alunos de Altas Habilidades com hiperfoco em diferentes áreas do conhecimento. O referencial teórico se fundamenta, entre outras abordagens, na Teoria dos Anéis de Joseph Renzulli (1982), utilizada para análise dos dados obtidos. Como principais resultados, destacamos a significativa interação entre os alunos e aplicadores, além do expressivo interesse demonstrado por todos os jogos propostos, inclusive por parte dos alunos com hiperfoco em áreas distintas da Matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12163_TB4699_30102025202116.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO GUSTAVO RIECK" "autor_nome_curto" => "PEDRO RIECK" "autor_email" => "pedrorieck2209@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126882 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4699 "inscrito_id" => 12163 "titulo" => "CIRCUITO DE ATIVIDADES MATEMÁTICAS: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES" "resumo" => "Este trabalho descreve a aplicação de uma atividade com alunos de Altas Habilidades cujo objetivo era desenvolver o raciocínio lógico por meio de jogos. A atividade foi realizada em dois polos no município de Joinville/SC, um municipal e um estadual, e foi planejada e conduzida por professores e licenciandos em Matemática vinculados ao programa de extensão “Playground da Matemática”, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A sequência didática aplicada, intitulada “Circuito de Atividades Matemáticas”, ofereceu desafios que buscavam estimular o pensamento lógico-matemático, a criatividade, o desenvolvimento de habilidades de aritmética e noções de geometria plana e espacial. O circuito contou com seis jogos de diferentes níveis de dificuldade, distribuídos em quatro estações, sendo uma delas composta por três jogos e as demais por um único jogo. Pela natureza do estudo, adotamos uma abordagem qualitativa e interpretativa, baseada nas reflexões dos responsáveis pela aplicação da sequência didática. Participaram 5 alunos do polo estadual e 12 do polo municipal, com idades entre 8 e 13 anos, todos alunos de Altas Habilidades com hiperfoco em diferentes áreas do conhecimento. O referencial teórico se fundamenta, entre outras abordagens, na Teoria dos Anéis de Joseph Renzulli (1982), utilizada para análise dos dados obtidos. Como principais resultados, destacamos a significativa interação entre os alunos e aplicadores, além do expressivo interesse demonstrado por todos os jogos propostos, inclusive por parte dos alunos com hiperfoco em áreas distintas da Matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12163_TB4699_30102025202116.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO GUSTAVO RIECK" "autor_nome_curto" => "PEDRO RIECK" "autor_email" => "pedrorieck2209@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }