ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO: DESAFIOS E POTENCIAL DE CRIANÇAS COM CAPACIDADES EXTRAORDINÁRIAS
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Crianças com altas habilidades e superdotação são aquelas que possuem um desenvolvimento cognitivo significativamente acima da média, em uma ou mais áreas, como raciocínio lógico, habilidades acadêmicas, artísticas ou criativas. Essas crianças têm um potencial extraordinário para aprender e realizar atividades em níveis mais altos que a média de seus pares. Porém, é importante destacar que, assim como as crianças que enfrentam dificuldades de aprendizagem, as que possuiem alta habilidades também podem ter necessidades específicas para que seu desenvolvimento seja plenamente aproveitado. Assim sendo, o projeto em voga da Iniciação Científica da graduação do Curso de Pedagogia tem o objetivo avaliar como a temática está sendo tratada, tendo como proposta um levantamento de dados realizado no banco de resumos de dissertações da CAPES, concluídas no último triênio em universidades públicas e privadas, do Rio de Janeiro, em Programas de Mestrado e Doutorado em Saúde onde iniciamos de imediato a coleta de dados com resultado de somente 05 dissertações(2021-23) foram encontradas que reforçam o tema “nem sobre nós, sem nós” do convívio da família. Os dados coletados foram analisados pelos métodos quanti-qualitativos, utilizando a análise de conteúdo, conforme Bardin1.(2016). 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