IA E MATEMÁTICA: A TECNOLOGIA QUE AINDA DEPENDE DO PENSAMENTO HUMANO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126700 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4275 "inscrito_id" => 11541 "titulo" => "IA E MATEMÁTICA: A TECNOLOGIA QUE AINDA DEPENDE DO PENSAMENTO HUMANO" "resumo" => "O uso da Inteligência Artificial (IA) no ensino da Matemática tem ganhado destaque, proporcionando um enorme potencial para otimizar o processo de aprendizagem. Com a capacidade de realizar cálculos complexos de forma ágil e explorar grandes volumes de dados, a IA se apresenta como uma ferramenta valiosa que pode ajudar os alunos a desenvolverem um aprendizado mais dinâmico e interativo. Sua aplicação permite aos estudantes um acesso mais rápido a soluções e resultados, promovendo um ambiente mais eficiente para a resolução de problemas. Contudo, assim como qualquer tecnologia, a IA não é infalível. Sua operação, muitas vezes, depende de algoritmos automáticos que podem cometer erros, especialmente quando se trata de interpretações de dados ou análises matemáticas com pouco contexto teórico (CARVALHO, 2019). No entanto, esses erros não diminuem o valor da IA, mas apontam para a necessidade de uma relação complementar com o aprendizado humano (MIT TECHNOLOGY REVIEW, 2024). A IA, assim como outras ferramentas de apoio, atua para potencializar a experiência de ensino, mas é a capacidade humana de interpretar, contextualizar e refletir sobre os resultados que garante a profundidade do aprendizado (RÁDIO UFMG, 2024). Ao integrar a IA ao ensino da Matemática, o aluno tem a oportunidade de explorar novas abordagens, testar hipóteses e desenvolver habilidades analíticas. Entretanto, é fundamental que o estudante compreenda que, embora a tecnologia ofereça inúmeras vantagens, a verdadeira compreensão dos conceitos matemáticos ainda depende da construção do conhecimento humano (CARVALHO, 2019). O uso da IA deve ser um recurso que favorece a reflexão, mas é o ser humano que, por meio do estudo contínuo e da investigação, assegura a compreensão completa dos conteúdos, tornando-se, assim, essencial para a evolução do aprendizado (SOLANGE RESENDE, 2024)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11541_TB4275_01112025214442.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSICA DE SOUSA COELHO PINTO" "autor_nome_curto" => "JESSICA" "autor_email" => "jescpintoengenharia@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE (IF FLUMINENSE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126700 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4275 "inscrito_id" => 11541 "titulo" => "IA E MATEMÁTICA: A TECNOLOGIA QUE AINDA DEPENDE DO PENSAMENTO HUMANO" "resumo" => "O uso da Inteligência Artificial (IA) no ensino da Matemática tem ganhado destaque, proporcionando um enorme potencial para otimizar o processo de aprendizagem. Com a capacidade de realizar cálculos complexos de forma ágil e explorar grandes volumes de dados, a IA se apresenta como uma ferramenta valiosa que pode ajudar os alunos a desenvolverem um aprendizado mais dinâmico e interativo. Sua aplicação permite aos estudantes um acesso mais rápido a soluções e resultados, promovendo um ambiente mais eficiente para a resolução de problemas. Contudo, assim como qualquer tecnologia, a IA não é infalível. Sua operação, muitas vezes, depende de algoritmos automáticos que podem cometer erros, especialmente quando se trata de interpretações de dados ou análises matemáticas com pouco contexto teórico (CARVALHO, 2019). No entanto, esses erros não diminuem o valor da IA, mas apontam para a necessidade de uma relação complementar com o aprendizado humano (MIT TECHNOLOGY REVIEW, 2024). A IA, assim como outras ferramentas de apoio, atua para potencializar a experiência de ensino, mas é a capacidade humana de interpretar, contextualizar e refletir sobre os resultados que garante a profundidade do aprendizado (RÁDIO UFMG, 2024). Ao integrar a IA ao ensino da Matemática, o aluno tem a oportunidade de explorar novas abordagens, testar hipóteses e desenvolver habilidades analíticas. Entretanto, é fundamental que o estudante compreenda que, embora a tecnologia ofereça inúmeras vantagens, a verdadeira compreensão dos conceitos matemáticos ainda depende da construção do conhecimento humano (CARVALHO, 2019). O uso da IA deve ser um recurso que favorece a reflexão, mas é o ser humano que, por meio do estudo contínuo e da investigação, assegura a compreensão completa dos conteúdos, tornando-se, assim, essencial para a evolução do aprendizado (SOLANGE RESENDE, 2024)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11541_TB4275_01112025214442.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSICA DE SOUSA COELHO PINTO" "autor_nome_curto" => "JESSICA" "autor_email" => "jescpintoengenharia@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE (IF FLUMINENSE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }