Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A REPRESENTATIVIDADE DA MULHER NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Nos livros didáticos, especialmente os de História, ainda há uma reduzida representação feminina tanto em importância para os fatos históricos quanto em quantidade de imagens. Neste sentido, o objetivo geral deste estudo foi discutir e problematizar como a mulher é representada no capítulo 11 do livro didático “História – Sociedade & Cidadania”, do 9º ano do ensino fundamental. Para tanto, adotou-se os seguintes passos metodológicos: a) seleção e leitura do livro didático; b) análise das figuras que retratam as mulheres dos capítulos observados; e, c) análise sobre a importância da história das mulheres a partir de Silva (2007) e Mistura et. al. (2015). Como resultado notou-se que há uma diminuída representação histórica de mulheres no livro em questão, com menor espaço para as mulheres indígenas e negras. No capítulo foram identificadas 19 figuras apenas 3 delas traziam figuras femininas. Observou-se que mulheres negras e indígenas não são evidenciadas sendo apagadas da história em um instrumento que é muito mais que um livro, pois está carregado de uma função política, social entre outras. Portanto, conclui-se que mulheres sempre estiveram presentes e contribuíram com a construção da história do país em todas as classes sociais. Considerando tal cenário, cabe observar e questionar como a participação histórica das mulheres está sendo contada e compartilhada a fim de corrigir e incorporar mudanças que garantam o combate a preconceitos de gênero.

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