Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA: MONITORIA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126264
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3100
    "inscrito_id" => 4730
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: MONITORIA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO"
    "resumo" => "A monitoria acadêmica configura-se como um espaço enriquecedor de formação, beneficiando tanto alunos monitores e monitorados quanto professores orientadores. Trata-se de um instrumento para a melhoria do ensino superior, permitindo que, por meio da relação entre professor-orientador e aluno-monitor, novas estratégias sejam planejadas para aprimorar a aprendizagem. Por meio da monitoria, o aluno monitor pode ampliar seu conjunto de habilidades, pois, a depender da orientação recebida, pode ser exposto não apenas ao ensino, mas também à pesquisa e à extensão. Este trabalho tem como objetivo explorar e refletir criticamente sobre como a experiência de monitoria em um componente do eixo pedagógico e em um do eixo específico do curso de Ciências Biológicas no IFAL pode proporcionar experiências proveitosas para a formação discente. Na monitoria do eixo pedagógico, foi possível acompanhar alunos de diferentes cursos, pois a disciplina era ofertada para as licenciaturas em Química, Letras e Ciências Biológicas. Mesmo sendo a mesma disciplina, a professora organizou o componente considerando o perfil de cada turma e curso, o que permitiu uma abordagem mais direcionada e eficaz. Já na disciplina do eixo específico, houve um forte incentivo ao desenvolvimento de pesquisas pelos alunos. Além disso, a professora adotou estratégias inovadoras para apresentar conteúdos geralmente memorizáveis, tornando a experiência mais dinâmica e significativa. Cada uma das monitorias contribuiu para a ampliação do conhecimento, não apenas dos conteúdos específicos, mas também por meio de saberes interdisciplinares e da vivência com outros monitores. Além disso, a monitoria possibilitou um maior contato com a pesquisa científica e a produção de conhecimento, incentivando a busca por formação continuada, auxiliando inclusive na definição do caminho a ser traçado para além da graduação, contribuindo de forma significativa para fomentar a base necessária para o acesso a pós-graduação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4730_TB3100_10112025134022.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALANA LETÍCIA MELO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "Alana Melo"
    "autor_email" => "melolet123@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126264
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3100
    "inscrito_id" => 4730
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: MONITORIA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO"
    "resumo" => "A monitoria acadêmica configura-se como um espaço enriquecedor de formação, beneficiando tanto alunos monitores e monitorados quanto professores orientadores. Trata-se de um instrumento para a melhoria do ensino superior, permitindo que, por meio da relação entre professor-orientador e aluno-monitor, novas estratégias sejam planejadas para aprimorar a aprendizagem. Por meio da monitoria, o aluno monitor pode ampliar seu conjunto de habilidades, pois, a depender da orientação recebida, pode ser exposto não apenas ao ensino, mas também à pesquisa e à extensão. Este trabalho tem como objetivo explorar e refletir criticamente sobre como a experiência de monitoria em um componente do eixo pedagógico e em um do eixo específico do curso de Ciências Biológicas no IFAL pode proporcionar experiências proveitosas para a formação discente. Na monitoria do eixo pedagógico, foi possível acompanhar alunos de diferentes cursos, pois a disciplina era ofertada para as licenciaturas em Química, Letras e Ciências Biológicas. Mesmo sendo a mesma disciplina, a professora organizou o componente considerando o perfil de cada turma e curso, o que permitiu uma abordagem mais direcionada e eficaz. Já na disciplina do eixo específico, houve um forte incentivo ao desenvolvimento de pesquisas pelos alunos. Além disso, a professora adotou estratégias inovadoras para apresentar conteúdos geralmente memorizáveis, tornando a experiência mais dinâmica e significativa. Cada uma das monitorias contribuiu para a ampliação do conhecimento, não apenas dos conteúdos específicos, mas também por meio de saberes interdisciplinares e da vivência com outros monitores. Além disso, a monitoria possibilitou um maior contato com a pesquisa científica e a produção de conhecimento, incentivando a busca por formação continuada, auxiliando inclusive na definição do caminho a ser traçado para além da graduação, contribuindo de forma significativa para fomentar a base necessária para o acesso a pós-graduação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4730_TB3100_10112025134022.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALANA LETÍCIA MELO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "Alana Melo"
    "autor_email" => "melolet123@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A monitoria acadêmica configura-se como um espaço enriquecedor de formação, beneficiando tanto alunos monitores e monitorados quanto professores orientadores. Trata-se de um instrumento para a melhoria do ensino superior, permitindo que, por meio da relação entre professor-orientador e aluno-monitor, novas estratégias sejam planejadas para aprimorar a aprendizagem. Por meio da monitoria, o aluno monitor pode ampliar seu conjunto de habilidades, pois, a depender da orientação recebida, pode ser exposto não apenas ao ensino, mas também à pesquisa e à extensão. Este trabalho tem como objetivo explorar e refletir criticamente sobre como a experiência de monitoria em um componente do eixo pedagógico e em um do eixo específico do curso de Ciências Biológicas no IFAL pode proporcionar experiências proveitosas para a formação discente. Na monitoria do eixo pedagógico, foi possível acompanhar alunos de diferentes cursos, pois a disciplina era ofertada para as licenciaturas em Química, Letras e Ciências Biológicas. Mesmo sendo a mesma disciplina, a professora organizou o componente considerando o perfil de cada turma e curso, o que permitiu uma abordagem mais direcionada e eficaz. Já na disciplina do eixo específico, houve um forte incentivo ao desenvolvimento de pesquisas pelos alunos. Além disso, a professora adotou estratégias inovadoras para apresentar conteúdos geralmente memorizáveis, tornando a experiência mais dinâmica e significativa. Cada uma das monitorias contribuiu para a ampliação do conhecimento, não apenas dos conteúdos específicos, mas também por meio de saberes interdisciplinares e da vivência com outros monitores. Além disso, a monitoria possibilitou um maior contato com a pesquisa científica e a produção de conhecimento, incentivando a busca por formação continuada, auxiliando inclusive na definição do caminho a ser traçado para além da graduação, contribuindo de forma significativa para fomentar a base necessária para o acesso a pós-graduação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.