TRANSFORMAÇÕES PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA VIVÊNCIA DECOLONIAL NA COMUNIDADE RURAL DE SANTA QUITÉRIA - BA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125095 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 707 "inscrito_id" => 5133 "titulo" => "TRANSFORMAÇÕES PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA VIVÊNCIA DECOLONIAL NA COMUNIDADE RURAL DE SANTA QUITÉRIA - BA" "resumo" => "A educação decolonial, voltada para desmantelar estruturas de colonialidade do saber, tem influenciado cursos de licenciatura que buscam formar profissionais alinhados à análise da conjuntura social contemporânea. Esses cursos vem adotando instrumentos que promovem a transformação contínua das formas de pensar e agir, explorando possibilidades didático-pedagógicas. Nesse contexto, o rompimento com narrativas eurocêntricas e a valorização da diversidade cultural são essenciais na proposição de docências que reconhecem e legitimam saberes e práticas tradicionais de diferentes grupos sociais. Neste artigo, objetiva-se relatar uma experiência de ensino-aprendizagem vinculada a uma pesquisa intervencionista integrada ao componente Educação do Campo, no curso de graduação em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus XIII. O lócus da pesquisa foi a "Associação de Moradores e Amigos de Santa Quitéria", localizada em uma comunidade rural no município de Itaberaba-BA. A proposta, situada na perspectiva das teorias pedagógicas e das práticas educativas culturalmente referenciadas, intitulou-se "Brincando com a História: Resgate das Memórias e Sabenças do Povoado Santa Quitéria - BA por Meio da Ludicidade". Para sustentar a base filosófica deste estudo, foram utilizadas as contribuições de Edgar Morin. A formação docente foi analisada à luz das contribuições teóricas de António Nóvoa, Paulo Freire e Selma Pimenta, enriquecida pela ótica decolonial de Aníbal Quijano, Walter D. Mignolo e Catherine Walsh. Essa experiência me proporcionou uma visão mais crítica e decolonial ao perceber como a educação pode romper com as narrativas eurocêntricas e fomentar a reavaliação de valores, o reconhecimento das diversas culturas e saberes e o processo de ensino-aprendizagem a partir da diversidade. A vivência me motivou a adotar uma abordagem mais integradora e dialógica na construção do meu conhecimento e na minha futura prática docente, destacando a importância de uma formação inicial que reconheça a atuação do pedagogo como imersa em múltiplas conjunturas sociais e culturais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5133_TB707_30102025194938.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEVIA RAMOS MASCARENHAS" "autor_nome_curto" => "LEVIA" "autor_email" => "lrmmascarenhas@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125095 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 707 "inscrito_id" => 5133 "titulo" => "TRANSFORMAÇÕES PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA VIVÊNCIA DECOLONIAL NA COMUNIDADE RURAL DE SANTA QUITÉRIA - BA" "resumo" => "A educação decolonial, voltada para desmantelar estruturas de colonialidade do saber, tem influenciado cursos de licenciatura que buscam formar profissionais alinhados à análise da conjuntura social contemporânea. Esses cursos vem adotando instrumentos que promovem a transformação contínua das formas de pensar e agir, explorando possibilidades didático-pedagógicas. Nesse contexto, o rompimento com narrativas eurocêntricas e a valorização da diversidade cultural são essenciais na proposição de docências que reconhecem e legitimam saberes e práticas tradicionais de diferentes grupos sociais. Neste artigo, objetiva-se relatar uma experiência de ensino-aprendizagem vinculada a uma pesquisa intervencionista integrada ao componente Educação do Campo, no curso de graduação em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus XIII. O lócus da pesquisa foi a "Associação de Moradores e Amigos de Santa Quitéria", localizada em uma comunidade rural no município de Itaberaba-BA. A proposta, situada na perspectiva das teorias pedagógicas e das práticas educativas culturalmente referenciadas, intitulou-se "Brincando com a História: Resgate das Memórias e Sabenças do Povoado Santa Quitéria - BA por Meio da Ludicidade". Para sustentar a base filosófica deste estudo, foram utilizadas as contribuições de Edgar Morin. A formação docente foi analisada à luz das contribuições teóricas de António Nóvoa, Paulo Freire e Selma Pimenta, enriquecida pela ótica decolonial de Aníbal Quijano, Walter D. Mignolo e Catherine Walsh. Essa experiência me proporcionou uma visão mais crítica e decolonial ao perceber como a educação pode romper com as narrativas eurocêntricas e fomentar a reavaliação de valores, o reconhecimento das diversas culturas e saberes e o processo de ensino-aprendizagem a partir da diversidade. A vivência me motivou a adotar uma abordagem mais integradora e dialógica na construção do meu conhecimento e na minha futura prática docente, destacando a importância de uma formação inicial que reconheça a atuação do pedagogo como imersa em múltiplas conjunturas sociais e culturais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5133_TB707_30102025194938.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEVIA RAMOS MASCARENHAS" "autor_nome_curto" => "LEVIA" "autor_email" => "lrmmascarenhas@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }