EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125569 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1632 "inscrito_id" => 6662 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA" "resumo" => "O projeto de extensa?o em Educac?a?o Ambiental, vinculado a? Universidade Estadual da Regia?o Tocantina do Maranha?o (UEMASUL), proporcionou uma experie?ncia enriquecedora ao unir acade?micos dos cursos de Pedagogia e Engenharia Florestal na promoc?a?o da conscientizac?a?o ambiental entre os estudantes da Escola Municipal Castro Alves II. As atividades ocorreram no primeiro semestre de 2024, com visitas realizadas a?s segundas e sextas-feiras, permitindo uma aproximac?a?o gradual com a realidade escolar. A metodologia adotada foi participativa, estimulando o envolvimento ativo dos alunos, especialmente no plantio de canteiros planejados pela equipe de engenharia florestal. Ale?m das atividades pra?ticas, foram realizadas ana?lises bibliogra?ficas e aplicados questiona?rios semiestruturados com professores, fundamentando-se em autores como Rabinovici e Neiman (2022). A experie?ncia revelou desafios, como a necessidade de maior engajamento da comunidade escolar e a limitac?a?o de recursos para ampliar as pra?ticas sustenta?veis. No entanto, evidenciou-se o impacto positivo da iniciativa, ao despertar nos alunos o interesse pelo meio ambiente e proporcionar aos acade?micos uma compreensa?o mais ampla da aplicac?a?o da educac?a?o ambiental. O contato direto com a escola demonstrou que a aprendizagem sobre sustentabilidade precisa ser conti?nua e integrada ao Projeto Poli?tico-Pedago?gico (PPP). Esse relato reforc?a a importa?ncia das atividades extensionistas no desenvolvimento acade?mico e na formac?a?o de cidada?os mais conscientes e cri?ticos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6662_TB1632_30102025212003.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELEN VITÓRIA PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "HELEN SILVA" "autor_email" => "hellensinhavick2000@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125569 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1632 "inscrito_id" => 6662 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA" "resumo" => "O projeto de extensa?o em Educac?a?o Ambiental, vinculado a? Universidade Estadual da Regia?o Tocantina do Maranha?o (UEMASUL), proporcionou uma experie?ncia enriquecedora ao unir acade?micos dos cursos de Pedagogia e Engenharia Florestal na promoc?a?o da conscientizac?a?o ambiental entre os estudantes da Escola Municipal Castro Alves II. As atividades ocorreram no primeiro semestre de 2024, com visitas realizadas a?s segundas e sextas-feiras, permitindo uma aproximac?a?o gradual com a realidade escolar. A metodologia adotada foi participativa, estimulando o envolvimento ativo dos alunos, especialmente no plantio de canteiros planejados pela equipe de engenharia florestal. Ale?m das atividades pra?ticas, foram realizadas ana?lises bibliogra?ficas e aplicados questiona?rios semiestruturados com professores, fundamentando-se em autores como Rabinovici e Neiman (2022). A experie?ncia revelou desafios, como a necessidade de maior engajamento da comunidade escolar e a limitac?a?o de recursos para ampliar as pra?ticas sustenta?veis. No entanto, evidenciou-se o impacto positivo da iniciativa, ao despertar nos alunos o interesse pelo meio ambiente e proporcionar aos acade?micos uma compreensa?o mais ampla da aplicac?a?o da educac?a?o ambiental. O contato direto com a escola demonstrou que a aprendizagem sobre sustentabilidade precisa ser conti?nua e integrada ao Projeto Poli?tico-Pedago?gico (PPP). Esse relato reforc?a a importa?ncia das atividades extensionistas no desenvolvimento acade?mico e na formac?a?o de cidada?os mais conscientes e cri?ticos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6662_TB1632_30102025212003.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELEN VITÓRIA PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "HELEN SILVA" "autor_email" => "hellensinhavick2000@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }