Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE: ANÁLISE DE DOCUMENTOS ORIENTADORES EM GOIÁS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) constitui componente fundamental na formação docente, refletindo as transformações nas políticas educacionais brasileiras ao longo do tempo. Este estudo resulta de uma investigação que analisou documentos de abrangência nacional — Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para a formação de professores — e estadual — normativas da Secretaria Estadual de Educação de Goiás (SEDUC/GO). A questão norteadora foi: como os documentos orientadores caracterizam a organização e o desenvolvimento do ECS nas licenciaturas que formam professores para a educação básica no estado de Goiás? O objetivo geral consistiu em compreender como os documentos normativos orientam o ECS nas licenciaturas para a educação básica em Goiás. Os objetivos específicos foram: identificar os documentos normativos que orientam a organização do ECS nas licenciaturas ofertadas em Goiás; analisar as concepções de formação docente e de estágio presentes nesses documentos; e compreender como os documentos orientam a organização e o desenvolvimento das atividades de estágio. O referencial teórico abrangeu temas como formação inicial docente, concepções de estágio e fundamentos legais e pedagógicos do ECS no Brasil, com base em Pimenta (1994), Pimenta e Lima (2011), Tardif (2012) e Barra (2023). A abordagem metodológica adotada foi qualitativa, com base nos pressupostos da pesquisa documental (Yin, 2016). Como fontes, foram analisadas as DCNs (2002, 2015, 2019 e 2024), a Instrução Normativa SEDUC/GO nº 01/2025 e o Manual do Estagiário da SEDUC/GO. A análise dos dados seguiu os procedimentos da Análise de Conteúdo categorial (Bardin, 2011). Os resultados indicam avanços nas DCNs de 2015 e 2024, ao valorizarem a práxis docente, enquanto as de 2002 e 2019, bem como os documentos da SEDUC/GO, mantêm uma concepção tecnicista e instrumental, refletindo disputas políticas que influenciam a formação docente no país. Dificuldades recorrentes envolvem a supervisão, a fragmentação entre teoria e prática e a valorização da escola como espaço formativo.

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