ALÉM DA DISTÂNCIA EUCLIDIANA: INVESTIGANDO A GEOMETRIA DO TÁXI COM GAMIFICAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126791 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4483 "inscrito_id" => 11812 "titulo" => "ALÉM DA DISTÂNCIA EUCLIDIANA: INVESTIGANDO A GEOMETRIA DO TÁXI COM GAMIFICAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este trabalho relata a aplicação prática de uma proposta teórica que associa a Geometria do Táxi (ou geometria de Manhattan) à gamificação para o ensino de conceitos geométricos no 6º e 8º ano do Ensino Fundamental. Partindo de um jogo virtual desenvolvido para simular deslocamentos urbanos em um plano cartesiano, a atividade permitiu aos estudantes explorar, de forma lúdica e contextualizada, noções de coordenadas, distâncias, proporcionalidade e resolução de problemas. O estudo fundamenta-se em pesquisas sobre gamificação (ULBRICHT, 2012), design de games educacionais (ORLANDI et al., 2018) e o potencial da Geometria do Táxi para desenvolver o pensamento espacial. A metodologia, alinhada à abordagem teórica, seguiu três etapas: (1) criação do game, com desafios progressivos adaptados à faixa etária; (2) implementação em sala de aula, com observação do engajamento e das estratégias dos estudantes; e (3) avaliação dos resultados, evidenciando a compreensão dos conceitos e a interação entre os pares. Os resultados demonstraram que a atividade favoreceu a aprendizagem ativa, ampliando o interesse dos estudantes pela geometria e atendendo a habilidades da BNCC (EF06MA10, EF06MA16, EF08MA07, EF08MA24). Conclui-se que a combinação entre games educativos, contextos reais e rigor matemático é uma estratégia potente para tornar o ensino mais dinâmico e envolvente, reforçando as premissas teóricas iniciais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11812_TB4483_30102025204421.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO COSIN" "autor_nome_curto" => "THIAGO COSIN" "autor_email" => "cosin.tc@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126791 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4483 "inscrito_id" => 11812 "titulo" => "ALÉM DA DISTÂNCIA EUCLIDIANA: INVESTIGANDO A GEOMETRIA DO TÁXI COM GAMIFICAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este trabalho relata a aplicação prática de uma proposta teórica que associa a Geometria do Táxi (ou geometria de Manhattan) à gamificação para o ensino de conceitos geométricos no 6º e 8º ano do Ensino Fundamental. Partindo de um jogo virtual desenvolvido para simular deslocamentos urbanos em um plano cartesiano, a atividade permitiu aos estudantes explorar, de forma lúdica e contextualizada, noções de coordenadas, distâncias, proporcionalidade e resolução de problemas. O estudo fundamenta-se em pesquisas sobre gamificação (ULBRICHT, 2012), design de games educacionais (ORLANDI et al., 2018) e o potencial da Geometria do Táxi para desenvolver o pensamento espacial. A metodologia, alinhada à abordagem teórica, seguiu três etapas: (1) criação do game, com desafios progressivos adaptados à faixa etária; (2) implementação em sala de aula, com observação do engajamento e das estratégias dos estudantes; e (3) avaliação dos resultados, evidenciando a compreensão dos conceitos e a interação entre os pares. Os resultados demonstraram que a atividade favoreceu a aprendizagem ativa, ampliando o interesse dos estudantes pela geometria e atendendo a habilidades da BNCC (EF06MA10, EF06MA16, EF08MA07, EF08MA24). Conclui-se que a combinação entre games educativos, contextos reais e rigor matemático é uma estratégia potente para tornar o ensino mais dinâmico e envolvente, reforçando as premissas teóricas iniciais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11812_TB4483_30102025204421.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO COSIN" "autor_nome_curto" => "THIAGO COSIN" "autor_email" => "cosin.tc@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }