Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COMBINADOS DA TURMA: UMA ESTRATÉGIA PARA A PROMOÇÃO DA CULTURA DE PAZ, EM UMA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo, apresenta como problemática a investigação sobre a relevância de organizar na rotina da educação infantil, abordagens referentes a cultura de paz, como uma forma de diminuir os casos de bullying, através das regras de convivência que foram criadas de forma coletiva, no intuito de formar cidadãos que utilizem o diálogo para resolverem os conflitos, buscando conviverem em harmonia com o próximo. Nesse sentido, o objetivo principal desse estudo foi analisar a importância do protagonismo infantil na construção dos combinados da turma, para promovermos a cultura de paz. Dessa forma, foi utilizado procedimentos metodológicos provenientes da pesquisa documental e estudo de caso, tendo como locus de investigação uma Escola de Educação Infantil e Fundamental, do Município de Fortaleza. Como embasamento teórico, traremos: BARBIERI (2012); HAMMES (2009); FREIRE (2006); RINALDI ( 2016). Os dados gerados, foram analisados de acordo com as referências citadas. Nessa perspectiva, os resultados, apontam que as crianças se envolvem e buscam modificar suas ações, quando oportunizamos que elas reflitam e construam as regras de convivência, utilizando a dialogicidade para a resolução de impasses, possibilitando assim a cultura de paz na escola. Por fim, compreendemos que através dessas ações, contribuímos com a diminuição dos casos de bullying, em busca de uma ambiente mais pacífico.

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