AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA PERSPECTIVA DO COENSINO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127703 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6465 "inscrito_id" => 8298 "titulo" => "AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA PERSPECTIVA DO COENSINO" "resumo" => "Esta pesquisa investiga o fazer pedagógico dos professores da Educação Especial conjuntamente ao professor de disciplinas específicas no RN em turmas do ensino fundamental anos finais na perspectiva do coensino para alunos com deficiência intelectual. Nossa fundamentação teórica: Conderman, Bresnahan e Pedersen (2009), Capellini (2004), Capellini e Mendes (2007), Fontes (2007) e Mendes, Vilaronga e Zerbato (2014). Aranha aponta a necessidade de preparar os professores, no sentido de se prover suporte técnico, didático e pedagógico. Imbernón, postula sobre a prática e compreensão embasados na teoria, no qual podemos articular novos saberes na formação do ensino. São os objetivos geral e específicos: a caracterização das práticas pedagógicas dos professores da educação especial e dos professores dos anos finais do ensino fundamental na perspectiva do coensino para alunos com deficiência intelectual; Especificar elementos do coensino nas práticas pedagógicas desses professores; Descrever as estratégias do planejamento das práticas pedagógicas nessa perspectiva; Identificar as necessidades de formação continuada para os professores dessa instituição. Esta é uma pesquisa em andamento, a etapa 1) protocolos éticos já foram executados, a etapa 2) Questionário semiestruturado encontra-se na coleta de dados sem os resultados descritos. Ao final, esperamos promover uma reflexão e tomada de decisões acerca do fazer pedagógico dos professores de educação especial em colaboração mútua com os professores de disciplinas específicas no desenvolvimento de estratégias de coensino para os alunos com deficiência intelectual." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8298_TB6465_28102025210612.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEFA KALLYNE DE MEDEIROS PINHO DE AZEVEDO" "autor_nome_curto" => "Kallyne Medeiro" "autor_email" => "kallyneemedeiross@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127703 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6465 "inscrito_id" => 8298 "titulo" => "AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA PERSPECTIVA DO COENSINO" "resumo" => "Esta pesquisa investiga o fazer pedagógico dos professores da Educação Especial conjuntamente ao professor de disciplinas específicas no RN em turmas do ensino fundamental anos finais na perspectiva do coensino para alunos com deficiência intelectual. Nossa fundamentação teórica: Conderman, Bresnahan e Pedersen (2009), Capellini (2004), Capellini e Mendes (2007), Fontes (2007) e Mendes, Vilaronga e Zerbato (2014). Aranha aponta a necessidade de preparar os professores, no sentido de se prover suporte técnico, didático e pedagógico. Imbernón, postula sobre a prática e compreensão embasados na teoria, no qual podemos articular novos saberes na formação do ensino. São os objetivos geral e específicos: a caracterização das práticas pedagógicas dos professores da educação especial e dos professores dos anos finais do ensino fundamental na perspectiva do coensino para alunos com deficiência intelectual; Especificar elementos do coensino nas práticas pedagógicas desses professores; Descrever as estratégias do planejamento das práticas pedagógicas nessa perspectiva; Identificar as necessidades de formação continuada para os professores dessa instituição. Esta é uma pesquisa em andamento, a etapa 1) protocolos éticos já foram executados, a etapa 2) Questionário semiestruturado encontra-se na coleta de dados sem os resultados descritos. Ao final, esperamos promover uma reflexão e tomada de decisões acerca do fazer pedagógico dos professores de educação especial em colaboração mútua com os professores de disciplinas específicas no desenvolvimento de estratégias de coensino para os alunos com deficiência intelectual." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8298_TB6465_28102025210612.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEFA KALLYNE DE MEDEIROS PINHO DE AZEVEDO" "autor_nome_curto" => "Kallyne Medeiro" "autor_email" => "kallyneemedeiross@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }