Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O CICLO DE POLÍTICAS COMO ABORDAGEM PARA INVESTIGAÇÃO DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS EM FEIRA DE SANTANA – BA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo é resultado da Tese de Doutorado vinculado ao Programa de Educação da Faculdade de Educação pela Universidade Federal da Bahia – FACED/UFBA, a qual teve como objetivo geral, analisar as políticas educacionais inclusivas no município de Feira de Santana-BA, a partir dos contextos (de influência, da produção e da prática), para garantir o direito à educação inclusiva nas Salas de Recursos Multifuncionais. Pensar uma escola inclusiva é pensar uma escola justa e democrática, que inclua a todos sem discriminação e a cada sujeito com suas diferenças e especificidades, entretanto, alcançar esses objetivos requer alterações nas instituições e na preparação/formação para a atuação docente, como também nas políticas públicas educacionais. A abordagem epistemetodológica possibilitou um movimento crítico de investigação da política das salas de recursos não somente em seu contexto de influência, mas sobretudo, no contexto da prática. O percursos desenvolvido foi através de levantamento bibliográfico, análise documental e pesquisa de campo com instrumento de entrevista semiestruturada com 10 profissionais que atuam diretamente com inclusão no município de Feira. O ciclo de Políticas contribuiu efetivamente para a imersão nas políticas inclusivas tanto a nível macro, quanto micro, a fim de contextualizar o surgimento das SRM enquanto política pública de educação inclusiva a partir da influência das políticas educacionais brasileiras; como também, identificou as contradições e aproximações entre o contexto da prática das salas de recursos multifuncionais e o que se propõe no contexto da produção da política de educação inclusiva, principalmente referente ao lócus da pesquisa, as Salas de Recursos Multifuncionais no município de Feira de Santana – BA.

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