Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTRE TECLADOS E CANETAS: COMO AS TECNOLOGIAS DIGITAIS ESTÃO REDEFININDO A ESCRITA MANUAL DE JOVENS ESTUDANTES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126317
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3229
    "inscrito_id" => 1401
    "titulo" => "ENTRE TECLADOS E CANETAS: COMO AS TECNOLOGIAS DIGITAIS ESTÃO REDEFININDO A ESCRITA MANUAL DE JOVENS ESTUDANTES"
    "resumo" => "Diversos estudos mostram que o uso excessivo dos suportes de tecnologias digitais vem influenciando o desenvolvimento da habilidade de escrita, principalmente em crianças e adolescentes. Isto se deve a evolução rápida do processo de comunicação que se faz necessário buscar por novas tendências para escrever de forma mais ágil, prática e imediata, impactando diretamente na qualidade gráfica da escrita manual. Diante desta constatação, buscou-se esclarecer as seguintes questões: Como a tecnologia digital vem influenciando as práticas de escrita de jovens adolescentes? O uso de suportes digitais dificulta a prática manual da escrita? Com base nesses questionamentos, objetiva-se nesta pesquisa verificar o impacto dos suportes de tecnologias digitais na habilidade de escrita manual de jovens estudantes. O método utilizado para este estudo foi uma revisão narrativa da literatura, com abordagem qualitativa. Como embasamento teórico, foram utilizadas pesquisas de estudiosos pioneiros na área da tecnologia digital, da escrita manual e da tecnologia na educação. No desenlace deste estudo, foi possível constatar que os jovens estudantes que tem interação voltada, por muito tempo, para suportes de tecnologias digitais, como tablets e smartphones, além de ter diminuição da prática de escrita, possuem dificuldades para escrever à mão, maior lentidão para escrever, incômodo e inquietação ao exercer a prática da escrita e déficit na coordenação motora."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1401_TB3229_28102025150313.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ VOSTE LUSTOSA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "Júnior Voste"
    "autor_email" => "vostejunior@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126317
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3229
    "inscrito_id" => 1401
    "titulo" => "ENTRE TECLADOS E CANETAS: COMO AS TECNOLOGIAS DIGITAIS ESTÃO REDEFININDO A ESCRITA MANUAL DE JOVENS ESTUDANTES"
    "resumo" => "Diversos estudos mostram que o uso excessivo dos suportes de tecnologias digitais vem influenciando o desenvolvimento da habilidade de escrita, principalmente em crianças e adolescentes. Isto se deve a evolução rápida do processo de comunicação que se faz necessário buscar por novas tendências para escrever de forma mais ágil, prática e imediata, impactando diretamente na qualidade gráfica da escrita manual. Diante desta constatação, buscou-se esclarecer as seguintes questões: Como a tecnologia digital vem influenciando as práticas de escrita de jovens adolescentes? O uso de suportes digitais dificulta a prática manual da escrita? Com base nesses questionamentos, objetiva-se nesta pesquisa verificar o impacto dos suportes de tecnologias digitais na habilidade de escrita manual de jovens estudantes. O método utilizado para este estudo foi uma revisão narrativa da literatura, com abordagem qualitativa. Como embasamento teórico, foram utilizadas pesquisas de estudiosos pioneiros na área da tecnologia digital, da escrita manual e da tecnologia na educação. No desenlace deste estudo, foi possível constatar que os jovens estudantes que tem interação voltada, por muito tempo, para suportes de tecnologias digitais, como tablets e smartphones, além de ter diminuição da prática de escrita, possuem dificuldades para escrever à mão, maior lentidão para escrever, incômodo e inquietação ao exercer a prática da escrita e déficit na coordenação motora."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1401_TB3229_28102025150313.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ VOSTE LUSTOSA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "Júnior Voste"
    "autor_email" => "vostejunior@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Diversos estudos mostram que o uso excessivo dos suportes de tecnologias digitais vem influenciando o desenvolvimento da habilidade de escrita, principalmente em crianças e adolescentes. Isto se deve a evolução rápida do processo de comunicação que se faz necessário buscar por novas tendências para escrever de forma mais ágil, prática e imediata, impactando diretamente na qualidade gráfica da escrita manual. Diante desta constatação, buscou-se esclarecer as seguintes questões: Como a tecnologia digital vem influenciando as práticas de escrita de jovens adolescentes? O uso de suportes digitais dificulta a prática manual da escrita? Com base nesses questionamentos, objetiva-se nesta pesquisa verificar o impacto dos suportes de tecnologias digitais na habilidade de escrita manual de jovens estudantes. O método utilizado para este estudo foi uma revisão narrativa da literatura, com abordagem qualitativa. Como embasamento teórico, foram utilizadas pesquisas de estudiosos pioneiros na área da tecnologia digital, da escrita manual e da tecnologia na educação. No desenlace deste estudo, foi possível constatar que os jovens estudantes que tem interação voltada, por muito tempo, para suportes de tecnologias digitais, como tablets e smartphones, além de ter diminuição da prática de escrita, possuem dificuldades para escrever à mão, maior lentidão para escrever, incômodo e inquietação ao exercer a prática da escrita e déficit na coordenação motora.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.