O TRABALHO COM TECNOLOGIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126582 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3987 "inscrito_id" => 11240 "titulo" => "O TRABALHO COM TECNOLOGIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "As tecnologias digitais são ferramentas essenciais para superar barreiras de aprendizagem, estimular o engajamento, a motivação e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. Por isso, é relevante introduzi-las já nas séries iniciais do ensino fundamental. Este estudo tem como objetivo apresentar a professores e alunos tecnologias digitais educacionais voltadas para o ensino de matemática, descrevendo seu uso em sala de aula. Para tanto, busca-se compreensões para a pergunta de pesquisa: como essas tecnologias estão presentes nas aulas de matemática dos anos iniciais? Para respondê-la, realizou-se uma revisão bibliográfica, com base na Análise de Conteúdo, considerando produções dos últimos dez anos (2014-2024) disponíveis no Google Acadêmico e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foram selecionados artigos, dissertações e teses que abordam o tema, utilizando as palavras-chave: tecnologias digitais e anos iniciais do ensino fundamental. Como critério de inclusão, priorizaram-se pesquisas com estudo de campo que aplicaram tecnologias digitais em sala de aula. A análise legou 78 (setenta e oito) trabalhos a serem analisados, dos quais destaca-se evidências com as quais se podem, neste trabalho, discutir três categorias abertas pertinentes à pergunta de pesquisa, sendo elas: tecnologias digitais utilizadas nos anos iniciais; metodologias de ensino que sustentam seu uso; e aprendizagens resultantes dessa prática. Entende-se que uma articulação descritiva-interpretativa sobre cada uma destas categorias, e afirmando a convergências entre alas, é um modo de adentrar ao que questiona a pergunta de pesquisa. Com isso, este estudo se apresenta como importante leitura para professores e alunos, por trazer exemplos bem-sucedidos de trabalhos com tecnologias digitais, que contribuem para o ensino e para a aprendizagem de matemática, e que inserem em sala de aula a realidade tecnológica cotidiana dos alunos, promovendo um ambiente educacional mais dinâmico e diversificado enquanto oferta de modos de ensinar e de aprender." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11240_TB3987_22102025084444.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO VITOR COSTA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "PEDRO VITOR" "autor_email" => "peddrovittor@outlook.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126582 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3987 "inscrito_id" => 11240 "titulo" => "O TRABALHO COM TECNOLOGIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "As tecnologias digitais são ferramentas essenciais para superar barreiras de aprendizagem, estimular o engajamento, a motivação e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. Por isso, é relevante introduzi-las já nas séries iniciais do ensino fundamental. Este estudo tem como objetivo apresentar a professores e alunos tecnologias digitais educacionais voltadas para o ensino de matemática, descrevendo seu uso em sala de aula. Para tanto, busca-se compreensões para a pergunta de pesquisa: como essas tecnologias estão presentes nas aulas de matemática dos anos iniciais? Para respondê-la, realizou-se uma revisão bibliográfica, com base na Análise de Conteúdo, considerando produções dos últimos dez anos (2014-2024) disponíveis no Google Acadêmico e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foram selecionados artigos, dissertações e teses que abordam o tema, utilizando as palavras-chave: tecnologias digitais e anos iniciais do ensino fundamental. Como critério de inclusão, priorizaram-se pesquisas com estudo de campo que aplicaram tecnologias digitais em sala de aula. A análise legou 78 (setenta e oito) trabalhos a serem analisados, dos quais destaca-se evidências com as quais se podem, neste trabalho, discutir três categorias abertas pertinentes à pergunta de pesquisa, sendo elas: tecnologias digitais utilizadas nos anos iniciais; metodologias de ensino que sustentam seu uso; e aprendizagens resultantes dessa prática. Entende-se que uma articulação descritiva-interpretativa sobre cada uma destas categorias, e afirmando a convergências entre alas, é um modo de adentrar ao que questiona a pergunta de pesquisa. Com isso, este estudo se apresenta como importante leitura para professores e alunos, por trazer exemplos bem-sucedidos de trabalhos com tecnologias digitais, que contribuem para o ensino e para a aprendizagem de matemática, e que inserem em sala de aula a realidade tecnológica cotidiana dos alunos, promovendo um ambiente educacional mais dinâmico e diversificado enquanto oferta de modos de ensinar e de aprender." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11240_TB3987_22102025084444.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO VITOR COSTA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "PEDRO VITOR" "autor_email" => "peddrovittor@outlook.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }