Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O TRABALHO COM TECNOLOGIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126582
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3987
    "inscrito_id" => 11240
    "titulo" => "O TRABALHO COM TECNOLOGIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "As tecnologias digitais são ferramentas essenciais para superar barreiras de aprendizagem, estimular o engajamento, a motivação e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. Por isso, é relevante introduzi-las já nas séries iniciais do ensino fundamental. Este estudo tem como objetivo apresentar a professores e alunos tecnologias digitais educacionais voltadas para o ensino de matemática, descrevendo seu uso em sala de aula. Para tanto, busca-se compreensões para a pergunta de pesquisa: como essas tecnologias estão presentes nas aulas de matemática dos anos iniciais? Para respondê-la, realizou-se uma revisão bibliográfica, com base na Análise de Conteúdo, considerando produções dos últimos dez anos (2014-2024) disponíveis no Google Acadêmico e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foram selecionados artigos, dissertações e teses que abordam o tema, utilizando as palavras-chave: tecnologias digitais e anos iniciais do ensino fundamental. Como critério de inclusão, priorizaram-se pesquisas com estudo de campo que aplicaram tecnologias digitais em sala de aula. A análise legou 78 (setenta e oito) trabalhos a serem analisados, dos quais destaca-se evidências com as quais se podem, neste trabalho, discutir três categorias abertas pertinentes à pergunta de pesquisa, sendo elas: tecnologias digitais utilizadas nos anos iniciais; metodologias de ensino que sustentam seu uso; e aprendizagens resultantes dessa prática. Entende-se que uma articulação descritiva-interpretativa sobre cada uma destas categorias, e afirmando a convergências entre alas, é um modo de adentrar ao que questiona a pergunta de pesquisa. Com isso, este estudo se apresenta como importante leitura para professores e alunos, por trazer exemplos bem-sucedidos de trabalhos com tecnologias digitais, que contribuem para o ensino e para a aprendizagem de matemática, e que inserem em sala de aula a realidade tecnológica cotidiana dos alunos, promovendo um ambiente educacional mais dinâmico e diversificado enquanto oferta de modos de ensinar e de aprender."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11240_TB3987_22102025084444.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO VITOR COSTA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO VITOR"
    "autor_email" => "peddrovittor@outlook.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126582
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3987
    "inscrito_id" => 11240
    "titulo" => "O TRABALHO COM TECNOLOGIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "As tecnologias digitais são ferramentas essenciais para superar barreiras de aprendizagem, estimular o engajamento, a motivação e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. Por isso, é relevante introduzi-las já nas séries iniciais do ensino fundamental. Este estudo tem como objetivo apresentar a professores e alunos tecnologias digitais educacionais voltadas para o ensino de matemática, descrevendo seu uso em sala de aula. Para tanto, busca-se compreensões para a pergunta de pesquisa: como essas tecnologias estão presentes nas aulas de matemática dos anos iniciais? Para respondê-la, realizou-se uma revisão bibliográfica, com base na Análise de Conteúdo, considerando produções dos últimos dez anos (2014-2024) disponíveis no Google Acadêmico e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foram selecionados artigos, dissertações e teses que abordam o tema, utilizando as palavras-chave: tecnologias digitais e anos iniciais do ensino fundamental. Como critério de inclusão, priorizaram-se pesquisas com estudo de campo que aplicaram tecnologias digitais em sala de aula. A análise legou 78 (setenta e oito) trabalhos a serem analisados, dos quais destaca-se evidências com as quais se podem, neste trabalho, discutir três categorias abertas pertinentes à pergunta de pesquisa, sendo elas: tecnologias digitais utilizadas nos anos iniciais; metodologias de ensino que sustentam seu uso; e aprendizagens resultantes dessa prática. Entende-se que uma articulação descritiva-interpretativa sobre cada uma destas categorias, e afirmando a convergências entre alas, é um modo de adentrar ao que questiona a pergunta de pesquisa. Com isso, este estudo se apresenta como importante leitura para professores e alunos, por trazer exemplos bem-sucedidos de trabalhos com tecnologias digitais, que contribuem para o ensino e para a aprendizagem de matemática, e que inserem em sala de aula a realidade tecnológica cotidiana dos alunos, promovendo um ambiente educacional mais dinâmico e diversificado enquanto oferta de modos de ensinar e de aprender."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11240_TB3987_22102025084444.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO VITOR COSTA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO VITOR"
    "autor_email" => "peddrovittor@outlook.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As tecnologias digitais são ferramentas essenciais para superar barreiras de aprendizagem, estimular o engajamento, a motivação e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. Por isso, é relevante introduzi-las já nas séries iniciais do ensino fundamental. Este estudo tem como objetivo apresentar a professores e alunos tecnologias digitais educacionais voltadas para o ensino de matemática, descrevendo seu uso em sala de aula. Para tanto, busca-se compreensões para a pergunta de pesquisa: como essas tecnologias estão presentes nas aulas de matemática dos anos iniciais? Para respondê-la, realizou-se uma revisão bibliográfica, com base na Análise de Conteúdo, considerando produções dos últimos dez anos (2014-2024) disponíveis no Google Acadêmico e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foram selecionados artigos, dissertações e teses que abordam o tema, utilizando as palavras-chave: tecnologias digitais e anos iniciais do ensino fundamental. Como critério de inclusão, priorizaram-se pesquisas com estudo de campo que aplicaram tecnologias digitais em sala de aula. A análise legou 78 (setenta e oito) trabalhos a serem analisados, dos quais destaca-se evidências com as quais se podem, neste trabalho, discutir três categorias abertas pertinentes à pergunta de pesquisa, sendo elas: tecnologias digitais utilizadas nos anos iniciais; metodologias de ensino que sustentam seu uso; e aprendizagens resultantes dessa prática. Entende-se que uma articulação descritiva-interpretativa sobre cada uma destas categorias, e afirmando a convergências entre alas, é um modo de adentrar ao que questiona a pergunta de pesquisa. Com isso, este estudo se apresenta como importante leitura para professores e alunos, por trazer exemplos bem-sucedidos de trabalhos com tecnologias digitais, que contribuem para o ensino e para a aprendizagem de matemática, e que inserem em sala de aula a realidade tecnológica cotidiana dos alunos, promovendo um ambiente educacional mais dinâmico e diversificado enquanto oferta de modos de ensinar e de aprender.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.