CULTIVANDO CONHECIMENTO: HORTA DE PLANTAS MEDICINAIS COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM COELHO NETO - MA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125947 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2375 "inscrito_id" => 4538 "titulo" => "CULTIVANDO CONHECIMENTO: HORTA DE PLANTAS MEDICINAIS COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM COELHO NETO - MA" "resumo" => "A degradação ambiental e a crescente necessidade de práticas sustentáveis evidenciaram a importância da educação ambiental no ensino formal, levando à hipótese de que a implementação de uma horta de plantas medicinais poderia ser uma ferramenta pedagógica eficaz para promover essa educação em uma escola de Coelho Neto-MA. Assim, o objetivo deste estudo foi implementar essa horta como um recurso educativo, envolvendo ativamente estudantes, professores e membros da comunidade na construção e no manejo do espaço. O referencial teórico baseou-se na educação ambiental como estratégia essencial para promover a conscientização ecológica e o desenvolvimento sustentável, sendo as hortas escolares reconhecidas como espaços que favoreceram a aprendizagem experiencial e interdisciplinar. Além disso, o cultivo de plantas medicinais contribuiu para a valorização do conhecimento tradicional e a adoção de práticas sustentáveis, alinhando-se às políticas públicas que incentivaram seu uso na fitoterapia e na medicina integrativa. A metodologia adotada foi qualitativa, caracterizada como pesquisa-ação, e incluiu oficinas, práticas agroecológicas e interação intergeracional com os idosos da comunidade. O projeto ofereceu um ensino interdisciplinar que associou saberes científicos e culturais ao cultivo sustentável de plantas medicinais, fortaleceu vínculos sociais e aumentou a participação familiar nas atividades escolares. Também estimulou práticas locais sustentáveis, melhorou a qualidade de vida da comunidade e ampliou a consciência ambiental dos alunos, valorizando a biodiversidade local. Indicadores como a participação comunitária, a percepção ambiental dos estudantes e a valorização das plantas medicinais foram utilizados para avaliar os impactos do projeto. Concluiu-se que a horta escolar promoveu uma educação crítica e consciente, aproximando os estudantes da realidade socioambiental e valorizando os conhecimentos tradicionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4538_TB2375_30102025214422.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GYSLENE KAUANE DE SOUSA BLAMIRES" "autor_nome_curto" => "Gyslene" "autor_email" => "gyslenekauany@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125947 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2375 "inscrito_id" => 4538 "titulo" => "CULTIVANDO CONHECIMENTO: HORTA DE PLANTAS MEDICINAIS COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM COELHO NETO - MA" "resumo" => "A degradação ambiental e a crescente necessidade de práticas sustentáveis evidenciaram a importância da educação ambiental no ensino formal, levando à hipótese de que a implementação de uma horta de plantas medicinais poderia ser uma ferramenta pedagógica eficaz para promover essa educação em uma escola de Coelho Neto-MA. Assim, o objetivo deste estudo foi implementar essa horta como um recurso educativo, envolvendo ativamente estudantes, professores e membros da comunidade na construção e no manejo do espaço. O referencial teórico baseou-se na educação ambiental como estratégia essencial para promover a conscientização ecológica e o desenvolvimento sustentável, sendo as hortas escolares reconhecidas como espaços que favoreceram a aprendizagem experiencial e interdisciplinar. Além disso, o cultivo de plantas medicinais contribuiu para a valorização do conhecimento tradicional e a adoção de práticas sustentáveis, alinhando-se às políticas públicas que incentivaram seu uso na fitoterapia e na medicina integrativa. A metodologia adotada foi qualitativa, caracterizada como pesquisa-ação, e incluiu oficinas, práticas agroecológicas e interação intergeracional com os idosos da comunidade. O projeto ofereceu um ensino interdisciplinar que associou saberes científicos e culturais ao cultivo sustentável de plantas medicinais, fortaleceu vínculos sociais e aumentou a participação familiar nas atividades escolares. Também estimulou práticas locais sustentáveis, melhorou a qualidade de vida da comunidade e ampliou a consciência ambiental dos alunos, valorizando a biodiversidade local. Indicadores como a participação comunitária, a percepção ambiental dos estudantes e a valorização das plantas medicinais foram utilizados para avaliar os impactos do projeto. Concluiu-se que a horta escolar promoveu uma educação crítica e consciente, aproximando os estudantes da realidade socioambiental e valorizando os conhecimentos tradicionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4538_TB2375_30102025214422.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GYSLENE KAUANE DE SOUSA BLAMIRES" "autor_nome_curto" => "Gyslene" "autor_email" => "gyslenekauany@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }