Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CTM E OBMEP MIRIM: ESTRATÉGIAS PARA INCLUSÃO E EXCELÊNCIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA EM TIMBIRAS-MA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo analisa as premiações da OBMEP Mirim 2024 em Timbiras-MA, comparando o desempenho dos alunos da rede municipal com os do programa de treinamento olímpico Centro Timbirense de Matemática (CTM). Além disso, examina as questões da OBMEP Mirim em que os estudantes tiveram maior facilidade e dificuldade, considerando as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa, de caráter descritivo e documental, adota uma abordagem quali-quantitativa, analisando dados de desempenho dos estudantes e sua relação com a formação matemática. Silva et al. (2023) destacam as contribuições da OBMEP para o ensino e a aprendizagem de matemática, enquanto Liell e Bayer (2020) ressaltam seu papel na inclusão educacional. Caldeira et al. (2024) enfatizam a importância da formação continuada de professores na implementação das diretrizes da BNCC, fator essencial para a qualificação do ensino. Os resultados indicam que a OBMEP Mirim é uma ferramenta eficaz para diagnosticar dificuldades e sucessos dos alunos, auxiliando na melhoria do ensino de matemática. Constatou-se que os alunos do CTM apresentaram um desempenho significativamente superior em relação aos demais estudantes da rede municipal, tanto na taxa de acertos quanto nas premiações conquistadas, evidenciando o impacto positivo do treinamento olímpico na formação acadêmica e na superação de desigualdades educacionais. Conclui-se que a OBMEP Mirim e o CTM fortalecem a formação matemática desde os primeiros anos escolares e destacam a necessidade de expansão de programas que incentivem a cultura matemática e a equidade no aprendizado.

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