Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO LITERÁRIA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: O LETRAMENTO LITERÁRIO EM SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125317
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1109
    "inscrito_id" => 803
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO LITERÁRIA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: O LETRAMENTO LITERÁRIO EM SEQUÊNCIA DIDÁTICA"
    "resumo" => "Neste trabalho busca-se discorrer sobre uma sequência didática de aplicação de letramento literário em aulas de língua portuguesa, na qual se propôs desenvolver a fruição e educação literária, além da interação por meio da linguagem, tendo como objetivo o incentivo à leitura, a divulgação da literatura e o aprimoramento do letramento literário, abordando aspectos oriundos destes itinerários, que contemplem a análise linguística/semiótica, leitura e produção de texto. A sequência didática foi organizada nas seguintes etapas, sendo ela: a) primeira etapa: apresentação do projeto, cronograma e escolha das obras literárias; b) segunda etapa: diálogos sobre o andamento das leituras durante as aulas de língua portuguesa; c) terceira etapa: circuitos de atividades que contemplem aspectos dos livros lidos (desenhos, pinturas, jogos, etc.); d) quarta etapa: culminância do projeto com o momento de tertúlia literária, apresentando as experiências de leitura e o que pôde ser atualizado para a realidade do leitor a partir dos pressupostos e recomendações de autores como Solé (1998) e Cosson (2006). Nos resultados, pode-se observar que, devido à liberdade de escolha literária, a atividade tornou-se mais aprazível e ao mesmo tempo cada aluno pôde vivenciar a fruição literária, atualizando as obras para o cotidiano, dessa forma, contribuindo para o letramento literário e fomento à leitura, além de auxiliar no desenvolvimento da produção de textos multimodais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID803_TB1109_31102025095409.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO BRENO ALVES BARROS"
    "autor_nome_curto" => "Breno Alves"
    "autor_email" => "profbreno@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125317
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1109
    "inscrito_id" => 803
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO LITERÁRIA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: O LETRAMENTO LITERÁRIO EM SEQUÊNCIA DIDÁTICA"
    "resumo" => "Neste trabalho busca-se discorrer sobre uma sequência didática de aplicação de letramento literário em aulas de língua portuguesa, na qual se propôs desenvolver a fruição e educação literária, além da interação por meio da linguagem, tendo como objetivo o incentivo à leitura, a divulgação da literatura e o aprimoramento do letramento literário, abordando aspectos oriundos destes itinerários, que contemplem a análise linguística/semiótica, leitura e produção de texto. A sequência didática foi organizada nas seguintes etapas, sendo ela: a) primeira etapa: apresentação do projeto, cronograma e escolha das obras literárias; b) segunda etapa: diálogos sobre o andamento das leituras durante as aulas de língua portuguesa; c) terceira etapa: circuitos de atividades que contemplem aspectos dos livros lidos (desenhos, pinturas, jogos, etc.); d) quarta etapa: culminância do projeto com o momento de tertúlia literária, apresentando as experiências de leitura e o que pôde ser atualizado para a realidade do leitor a partir dos pressupostos e recomendações de autores como Solé (1998) e Cosson (2006). Nos resultados, pode-se observar que, devido à liberdade de escolha literária, a atividade tornou-se mais aprazível e ao mesmo tempo cada aluno pôde vivenciar a fruição literária, atualizando as obras para o cotidiano, dessa forma, contribuindo para o letramento literário e fomento à leitura, além de auxiliar no desenvolvimento da produção de textos multimodais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID803_TB1109_31102025095409.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO BRENO ALVES BARROS"
    "autor_nome_curto" => "Breno Alves"
    "autor_email" => "profbreno@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Neste trabalho busca-se discorrer sobre uma sequência didática de aplicação de letramento literário em aulas de língua portuguesa, na qual se propôs desenvolver a fruição e educação literária, além da interação por meio da linguagem, tendo como objetivo o incentivo à leitura, a divulgação da literatura e o aprimoramento do letramento literário, abordando aspectos oriundos destes itinerários, que contemplem a análise linguística/semiótica, leitura e produção de texto. A sequência didática foi organizada nas seguintes etapas, sendo ela: a) primeira etapa: apresentação do projeto, cronograma e escolha das obras literárias; b) segunda etapa: diálogos sobre o andamento das leituras durante as aulas de língua portuguesa; c) terceira etapa: circuitos de atividades que contemplem aspectos dos livros lidos (desenhos, pinturas, jogos, etc.); d) quarta etapa: culminância do projeto com o momento de tertúlia literária, apresentando as experiências de leitura e o que pôde ser atualizado para a realidade do leitor a partir dos pressupostos e recomendações de autores como Solé (1998) e Cosson (2006). Nos resultados, pode-se observar que, devido à liberdade de escolha literária, a atividade tornou-se mais aprazível e ao mesmo tempo cada aluno pôde vivenciar a fruição literária, atualizando as obras para o cotidiano, dessa forma, contribuindo para o letramento literário e fomento à leitura, além de auxiliar no desenvolvimento da produção de textos multimodais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.