A EDUCAÇÃO LITERÁRIA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: O LETRAMENTO LITERÁRIO EM SEQUÊNCIA DIDÁTICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125317 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1109 "inscrito_id" => 803 "titulo" => "A EDUCAÇÃO LITERÁRIA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: O LETRAMENTO LITERÁRIO EM SEQUÊNCIA DIDÁTICA" "resumo" => "Neste trabalho busca-se discorrer sobre uma sequência didática de aplicação de letramento literário em aulas de língua portuguesa, na qual se propôs desenvolver a fruição e educação literária, além da interação por meio da linguagem, tendo como objetivo o incentivo à leitura, a divulgação da literatura e o aprimoramento do letramento literário, abordando aspectos oriundos destes itinerários, que contemplem a análise linguística/semiótica, leitura e produção de texto. A sequência didática foi organizada nas seguintes etapas, sendo ela: a) primeira etapa: apresentação do projeto, cronograma e escolha das obras literárias; b) segunda etapa: diálogos sobre o andamento das leituras durante as aulas de língua portuguesa; c) terceira etapa: circuitos de atividades que contemplem aspectos dos livros lidos (desenhos, pinturas, jogos, etc.); d) quarta etapa: culminância do projeto com o momento de tertúlia literária, apresentando as experiências de leitura e o que pôde ser atualizado para a realidade do leitor a partir dos pressupostos e recomendações de autores como Solé (1998) e Cosson (2006). Nos resultados, pode-se observar que, devido à liberdade de escolha literária, a atividade tornou-se mais aprazível e ao mesmo tempo cada aluno pôde vivenciar a fruição literária, atualizando as obras para o cotidiano, dessa forma, contribuindo para o letramento literário e fomento à leitura, além de auxiliar no desenvolvimento da produção de textos multimodais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID803_TB1109_31102025095409.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO BRENO ALVES BARROS" "autor_nome_curto" => "Breno Alves" "autor_email" => "profbreno@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125317 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1109 "inscrito_id" => 803 "titulo" => "A EDUCAÇÃO LITERÁRIA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: O LETRAMENTO LITERÁRIO EM SEQUÊNCIA DIDÁTICA" "resumo" => "Neste trabalho busca-se discorrer sobre uma sequência didática de aplicação de letramento literário em aulas de língua portuguesa, na qual se propôs desenvolver a fruição e educação literária, além da interação por meio da linguagem, tendo como objetivo o incentivo à leitura, a divulgação da literatura e o aprimoramento do letramento literário, abordando aspectos oriundos destes itinerários, que contemplem a análise linguística/semiótica, leitura e produção de texto. A sequência didática foi organizada nas seguintes etapas, sendo ela: a) primeira etapa: apresentação do projeto, cronograma e escolha das obras literárias; b) segunda etapa: diálogos sobre o andamento das leituras durante as aulas de língua portuguesa; c) terceira etapa: circuitos de atividades que contemplem aspectos dos livros lidos (desenhos, pinturas, jogos, etc.); d) quarta etapa: culminância do projeto com o momento de tertúlia literária, apresentando as experiências de leitura e o que pôde ser atualizado para a realidade do leitor a partir dos pressupostos e recomendações de autores como Solé (1998) e Cosson (2006). Nos resultados, pode-se observar que, devido à liberdade de escolha literária, a atividade tornou-se mais aprazível e ao mesmo tempo cada aluno pôde vivenciar a fruição literária, atualizando as obras para o cotidiano, dessa forma, contribuindo para o letramento literário e fomento à leitura, além de auxiliar no desenvolvimento da produção de textos multimodais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID803_TB1109_31102025095409.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO BRENO ALVES BARROS" "autor_nome_curto" => "Breno Alves" "autor_email" => "profbreno@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }